Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Inscrições para o Enade terminam domingo

  • Quinta-feira, 15 de setembro de 2005, 12h46

As instituições de ensino superior públicas e privadas têm prazo até o próximo domingo, dia 18, para inscrever os alunos de 13 áreas da graduação no Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2005. Portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) determinou as áreas que serão avaliadas este ano e fixou o calendário que deverá ser seguido pelas universidades.

As provas do Enade serão aplicadas em 6 de novembro em 1.011 municípios, com a participação estimada de 486 mil alunos. Desses, 280 mil iniciaram o curso em 2005 e 206 mil estão concluindo. Para essa prova, serão considerados alunos do fim do primeiro ano da graduação aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2005, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso; e concluintes, aqueles que, até 1º de agosto, tiverem cumprido pelo menos 80%.

Pela regra, as instituições inscrevem todos os estudantes das 13 áreas e o Inep seleciona uma amostragem para as provas. Para receber o certificado de conclusão do curso, o selecionado na amostragem é obrigado a fazer as provas.

Serão avaliados alunos de 8.163 cursos das áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (oito grupos), filosofia, física, química, geografia, história, letras, matemática e pedagogia. As provas serão constituídas por 40 questões. Desse total, dez avaliam a formação geral e serão comuns a todos os alunos e 30 serão específicas. A prova é discursiva e de múltipla escolha, abordando situações-problema e estudos de caso.

Calendário – O Inep estabeleceu um calendário que será seguido por todos os envolvidos: até 18 de setembro, as instituições de ensino superior devem cadastrar os estudantes junto ao Inep; até 9 de outubro, o Inep divulga a lista dos selecionados que farão as provas; e até 28 de outubro, divulga os locais das provas. Informações na página eletrônica do Enade.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página