Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Prova Brasil destaca Colégio Militar de Curitiba na região Sul

  • Terça-feira, 04 de julho de 2006, 14h43

O Colégio Militar de Curitiba foi a escola mais bem colocada da região Sul na Prova Brasil, ocupando a 12ª posição na classificação nacional. A instituição ocupou a 1ª colocação no Paraná na avaliação de matemática dos alunos da 8ª série, com média de 313 pontos. Em todo o país, a melhor média neste nível foi de 347,3 pontos. O Colégio Militar também se destacou na avaliação de português da 8ª série, ocupando o 3º lugar no estado, com 271,5 pontos.

No Rio Grande do Sul, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Pinto, do município de Rio Grande, ocupou a 14ª posição, a segunda instituição mais bem colocada da região na Prova Brasil, que avaliou 40.920 instituições no país. A escola ocupou a 1ª colocação entre as instituições do Rio Grande do Sul na avaliação de português dos alunos da 8ª série, com média de 280,4 pontos. Em todo o país, a melhor média neste nível foi de 310,3 pontos.

Outro destaque foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, de Bom Princípio (RS), em 15ª colocação nacional e líder estadual na avaliação de matemática da 8ª série, com 309,8 pontos. A instituição também foi bem avaliada no ensino de português, ficando em 4º lugar no estado. Em Santa Catarina, a melhor escola na classificação nacional é do município de São Bento do Sul. A Escola Municipal Doutor Hercílio Malinowsky ficou em 27ª posição nacional e em 1º lugar em matemática da 8ª série no estado, com 304 pontos.

Prova Brasil – A Prova Brasil foi criada para oferecer informações sobre o ensino oferecido por município e escola. É a primeira vez no país que se faz uma prova universal para alunos de 4ª e 8ª série, o que permite ao MEC divulgar dados por estabelecimento de ensino. O objetivo é auxiliar os governos nas decisões e no direcionamento de recursos e a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas.

A Prova Brasil faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi realizada em 5.398 municípios de todas as unidades da Federação. Foram avaliados 3.306.378 alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental, em 122.463 turmas de 40.920 escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada.

Repórter: Flavia Nery

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página