Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > TV Escola exibe programas inéditos
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Enem de 2006 tem resultados por estado e escola

  • Quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007, 08h11

Foto: Júlio César PaesOs participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006 obtiveram médias de desempenho iguais a 36,90 na parte objetiva da prova e de 52,08 na redação, numa escala que vai de zero a 100. Mais de 2,7 milhões (2.784.192) de estudantes compareceram ao exame no dia 27 de agosto do ano passado, do total de 3.743.370 inscritos. Foi a maior edição até agora, em número de inscritos e de participantes efetivos.

Indicativo  Confira as tabelas e gráficos

Fizeram a prova estudantes que concluíram o ensino médio em 2006 e também aqueles que já tinham finalizado a educação básica em anos anteriores (egressos), que obtiveram médias de 38,14 na parte objetiva e 53,40 na redação. As médias dos concluintes foram de 35,52 na parte objetiva e de 50,72 na redação.

Alunos que estudaram somente em escola pública obtiveram médias 34,94 (prova objetiva) e 51,23 (redação), enquanto o grupo que declarou ter estudado somente em escola particular teve média de 50,57 na parte objetiva e de 59,77 na redação. (Tabelas 1 e 2).

A maioria dos que fizeram o Enem é solteira (84,13%), vive com a família (88,71%) e não tem filhos (82,80%). Mulheres predominam. São 62,53%. O balanço geral da nona edição do exame mostra ainda que a maior parte dos participantes vem de escola pública, pretende chegar à faculdade e tem baixa renda familiar.

Dos 2.428.700 presentes que preencheram o questionário socioeconômico do Enem de 2006, mais de 80% cursaram o ensino médio na rede pública e 83,25% declararam viver em famílias com renda de um a cinco salários mínimos. Sobre o motivo de fazer o Enem, 70% responderam que o objetivo era entrar na faculdade ou conseguir pontos para o vestibular. (Gráficos 1 a 7).

Pelo segundo ano consecutivo, o Inep libera para consulta eletrônica as médias de desempenho obtidas pelos concluintes de cada uma das escolas participantes do exame em 2006. A escola precisa, porém, que no mínimo dez de seus alunos concluintes tenham feito a prova.

Na página eletrônica do Inep é possível verificar médias por estado, município e unidade de ensino. Para cada escola há informações sobre número de matriculados no último ano do ensino médio, de participantes, médias observadas e médias com correção de participação, que simulam estatisticamente a nota que seria obtida pela escola caso a totalidade de seus alunos tivesse participado da prova.

A consulta por escola deve ser realizada sempre a partir de um município. Ou seja, não é possível obter a listagem das escolas do País ou de uma determinada unidade da Federação, por exemplo. Além da seleção de estado e município, é possível a consulta por localização da escola (rural ou urbana), por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal) e por modalidade de ensino (regular, profissionalizante e de jovens e adultos).

“A participação dos concluintes no Enem, hoje, mesmo que voluntária, representa mais da metade de todos os matriculados no último ano do ensino médio”, disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. “Isso torna o exame uma importante ferramenta de diagnóstico do sistema educacional. A transparência dessas informações é um direito da sociedade.” (Assessoria de Imprensa do Inep)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página