Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep seleciona certificadores para trabalhar na aplicação das provas
Início do conteúdo da página
Educação indígena

Educação indígena alerta sobre prazo de revisão do Censo Escolar

  • Quinta-feira, 20 de outubro de 2005, 15h17

As equipes de educação escolar indígena das secretarias estaduais e municipais de educação têm prazo até o dia 7 de novembro para revisar e complementar os dados do Censo Escolar das escolas indígenas de todo o país. As informações devem ser encaminhadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Os dados preliminares do Censo Escolar 2005, relativos à educação escolar indígena, publicados no Diário Oficial da União em 6 de outubro, indicam que houve aumento no número de matrículas e de escolas. No período de 2004/2005, as matrículas indígenas na educação básica cresceram 11,2%. No caso dos estabelecimentos de ensino, o crescimento foi de 4,3%, subindo de 2.228 para 2.324 escolas.

De acordo com o coordenador da Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira, o número de matrículas de estudantes indígenas no censo deste ano revela o maior crescimento entre todas as modalidades e níveis de ensino da educação básica do país. O coordenador pede atenção especial das secretarias para a revisão final dos dados do Censo Indígena, porque ele serve como base de cálculo para todos os programas de transferência de recursos federais aos estados e municípios. Entre os programas de peso destacam-se: a merenda escolar, o livro didático, o Dinheiro Direto na Escola e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página