Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Enade

Cursos de tecnologia da rede federal se destacam em exame

  • Sexta-feira, 04 de setembro de 2009, 18h30
Os cursos de tecnologia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tiveram boa avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2008. Cem cursos foram avaliados, 86 obtiveram desempenho satisfatório 

− 18 com conceito máximo, nota cinco − 28 ficaram com conceito quatro e 40 cursos com conceito três. Apenas 14 ficaram abaixo da média − somente três com conceito mínimo.

Foram avaliados os cursos das áreas de tecnologia em alimentos, análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, construção de edifícios, fabricação mecânica, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, redes de computadores e saneamento ambiental.

O melhor curso de tecnologia em saneamento ambiental do país é o do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, no campus de Pelotas. No campus de Sapucaia do Sul, o destaque é o curso superior de tecnologia em gestão da produção industrial, também líder na sua área no país. O curso de construção de edifícios, do instituto federal de Santa Catarina, obteve o primeiro lugar entre os cursos da área, contando instituições públicas e privadas.

Suzana de Oliveira Aguiar foi estudante do curso de tecnologia em processos químicos em escola federal que hoje faz parte do Iistituto federal do Ceará, curso avaliado com nota máxima pelo Enade. Dois meses depois de ter colado grau, prestou concurso para ser professora do instituto e foi aprovada. “A formação foi essencial. Tive professores comprometidos e fiz estágio no próprio instituto”, conta ela.

Monique de Oliveira Minichiello formou-se em 2008 no curso superior de tecnologia em construção de edifícios do instituto federal de Santa Catarina. Hoje,  trabalha numa empresa de construção civil de Florianópolis. Seu curso também obteve conceito máximo no Enade. "O curso me preparou muito bem para trabalhar na área. Nosso curso foi bem focado no gerenciamento de obras, que é a área em que minha empresa atua”, revela.

Expansão – Segundo os dados do Censo da Educação Superior 2007, a rede federal conta com 331 cursos superiores. Em 2002, eram 146. A rede oferece 34,17 mil vagas em cursos superiores, também de acordo com o Censo de 2007. Com a política de expansão, 214 novas escolas estarão prontas até o final de 2010. Assim, os cursos superiores de tecnologia terão 150 mil estudantes em todo país.

Assessoria de Imprensa da Setec

Assunto(s): Enade , rede federal
X
Fim do conteúdo da página