Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Vice-presidente visita câmpus e destaca ação social em fronteira

  • Sexta-feira, 19 de outubro de 2012, 11h45

O vice-presidente da República, Michel Temer, destacou na manhã de quinta-feira, 18, em Cáceres, Mato Grosso, o conteúdo social das operações do Ministério da Defesa em região de fronteira. Acompanhado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e pelo governador do estado, Silval Barbosa, Temer visitou a Ação Cívico-Social (Aciso), realizada no câmpus de Cáceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

 

A ação, de oferta de serviços de saúde e cidadania à população, está integrada à Operação Ágata 6, realizada pelo Ministério da Defesa na fronteira do Brasil com a Bolívia. “Com foco no social, a operação tem realizado um trabalho extraordinário para as populações de fronteiras”, disse o vice-presidente. Ele destacou a incorporação de todas as forças na ação e o envolvimento de vários setores da sociedade.

 

A Aciso mobilizou mais de 100 profissionais do instituto federal e de instituições parceiras para a oferta de uma série de serviços nas áreas médica e odontológica, como vacinação, testes de glicemia e de HIV e de orientação e prevenção da saúde. A iniciativa incluiu orientações e serviços relativos a direitos e cidadania, como atualização do Cadastro Único, obtenção do cartão do SUS e emissão de Carteira de Trabalho. A população teve ainda acesso a espaços culturais e a atividades voltadas para crianças, jovens e idosos.

 

Comunidade — Para o reitor José Bispo Barbosa, é vocação do instituto federal estar a serviço e de portas abertas à comunidade. “O propósito de nossa instituição é servir à população com políticas educacionais inclusivas e em consonância com as necessidades das comunidades onde estamos inseridos”, disse. “O que acontece aqui hoje é um exemplo de uma instituição sem muros, articulada em parcerias a serviço da comunidade.”

 

Segundo Bispo, as atividades no câmpus de Cáceres servem como referência e ferramenta de difusão dos trabalhos do instituto.

 

O diretor do câmpus, Olegário Baldo, considerou a ação conjunta importante, também, para a articulação de parcerias, realização de novas atividades e prestação de serviços à comunidade.

 

O ministro Celso Amorim destacou, além do combate a delitos ambientais e fronteiriços, como o trafico de drogas, que a operação Ágata 6 proporciona o entrosamento entre as Forças Armadas e as comunidades. “Isso demonstra o compromisso do governo da presidenta Dilma Rousseff com políticas asseguradas pela presença do Estado nas fronteiras”, disse.

 

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página