Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estados e municípios têm até 27 de setembro para aderir ao modelo cívico-militar
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Ministro cria escola de educação tecnológica em Cuiabá

  • Quarta-feira, 13 de setembro de 2006, 15h41

Cuiabá (MT) – A jovem estudante Bruna Larissa Neves, de 14 anos, não imaginava que poderia se transformar em símbolo de uma nova fase da educação profissional no Brasil. Ela foi surpreendida com um convite do ministro da Educação, Fernando Haddad, para cortar a fita simbólica da inauguração de mais uma escola técnica federal, a Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Bela Vista, na região metropolitana de Cuiabá.

Bruna sonha, um dia, ser advogada, mas até lá poderá se preparar para a universidade freqüentando um dos novos sete cursos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). O diretor do Cefet-MT, Henrique do Carmo Barros, conta que, desde 2001, pleiteava a criação da escola de Bela Vista, mas sempre esbarrava na lei de 1997, que impedia a expansão do ensino profissional pela União. Agora, com a mudança da lei, chegaram os recursos, o concurso público e a nomeação de professores e funcionários, explicou o professor.

Antes de assinar o ato de criação da escola, o ministro lembrou a importância da educação profissional integrada ao ensino médio e fez uma homenagem aos diretores de Cefets e escolas técnicas de todo o país. Foi a resistência deles, por muitos anos, que permitiu a retomada do ensino profissional federal, afirmou. Hoje são 64 projetos em curso, 32 prontos até o fim do ano e 22 já funcionando, enumerou o ministro. Pela manhã, também em Cuiabá, Fernando Haddad visitou as obras de expansão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Repórter: Chico Daniel

Leia mais...
Mato Grosso aumenta vagas no ensino profissional

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página