Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Educação a distância é tema de congresso

  • Sexta-feira, 12 de setembro de 2008, 12h59

A evolução dos estudantes dos cursos a distância, assim como os avanços das políticas dessa modalidade de ensino, são os temas em destaque do 14º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Cerca de 1.300 participantes, entre reitores, coordenadores pedagógicos, professores, consultores, gestores e representantes governamentais debaterão experiências nacionais e internacionais, a partir do próximo domingo, 14, em Santos (SP).

O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, participa da abertura, às 19h, e apresenta a modalidade no atual cenário brasileiro. “A educação a distância de qualidade tem contribuído muito para a formação de professores em diversas regiões do país”, destaca.

Voltada para capacitação de professores da rede pública de ensino, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece cursos de graduação, especialização e educação continuada e a distância. Resultado de parcerias com universidades federais, estaduais e municípios, a UAB tem 36.500 alunos e até o fim deste ano serão oferecidas mais 44.463 vagas. Para ele, a educação a distância “conduz a um processo de aprendizagem mais autônomo, forma cidadãos com capacidade crítica e que dão continuidade aos estudos”.

Além da experiência brasileira serão apresentados casos dos Estados Unidos, Reino Unido, Noruega e Espanha. Na programação está prevista a oferta de 11 minicursos, com duração de seis horas cada um. Os cursos abordarão assuntos como política e prática da educação on-line colaborativa, revisitando os fundamentos da educação on-line, educação virtual e interativa, entre outros.

O congresso é promovido pela Associação Nacional de Educação a Distância com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e será realizado até o dia 17. A programação completa está na página da ABED.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página