Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Inscrições abertas para congresso de educação superior

  • Quinta-feira, 04 de maio de 2006, 06h55

Professores, estudantes, pesquisadores e especialistas das instituições de ensino superior podem participar do 4º Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (ESuD), de 16 a 19 deste mês, na Academia de Tênis, em Brasília. As inscrições custam R$ 50,00 (estudantes) e R$ 100,00 (profissionais) e podem ser feitas na página eletrônica do ESuD.

O ESuD é promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), com a Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede), um consórcio de 70 instituições públicas de ensino superior que tem por objetivo democratizar o acesso à educação com a oferta de cursos a distância. O evento será aberto no dia 16, às 18h30, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Participam ainda o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota; reitores; a presidente da UniRede, Celma Leite; e representantes das comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O professor titular da Universidade Nacional de Educação a Distância, (Uned) em Madri, na Espanha, Roberto Aparici, fará conferência sobre Perspectivas da Educação a Distância. Programas e ações da Seed estão incluídos na programação, como o minicurso Objetos de Aprendizagem, que faz parte da Rede Interativa Virtual de Educação (Rived), e o ProInfo.

O minicurso capacitará os participantes para entender metodologias de transposição de um conteúdo para ambiente eletrônico, com imagens, simulações e hipertexto. Será ministrado por Carmem Prata (Seed) e Liane Tarouco (UFRGS), no dia 17, das 14h às 16h. Também no dia 17, às 9h, o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, fará palestra sobre o tema Políticas Públicas para Expansão do Ensino Superior a Distância.

Temas - "É o maior congresso a distância com universidades federais", diz o diretor do Departamento de Política da Seed, Hélio Chaves Filho. Serão apresentados temas como Educação no Ciberespaço: novas e velhas pedagogias com uso das tecnologias digitais; Critérios de Qualidade - gestão e avaliação; e A Graduação a Distância no Brasil.

O ESud contribuirá para que especialistas aperfeiçoem conhecimentos e incrementará intercâmbios. O primeiro ESuD foi em março de 2002, em Petrópolis (RJ). A segunda edição, em 2003, em Brasília. A terceira, no Rio de Janeiro, em 2004. O encontro pretende resgatar o conceito das instituições de ensino superior para exercer papel de vanguarda e exercício crítico da realidade. Mais informações no sítio do ESuD .

Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página