Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Implantação da UAB no Japão pode começar em janeiro

  • Quinta-feira, 16 de novembro de 2006, 16h10

O Brasil vai estabelecer parceria até o início de 2007 com universidades japonesas para treinar 200 professores e, assim, beneficiar os estudantes brasileiros residentes naquele país. A iniciativa está  focada no atendimento àqueles que têm dificuldades com o idioma. Mais de 300 mil brasileiros vivem no Japão.

A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Banco do Brasil e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentarão, em dezembro, às universidades do Japão e à embaixada do Brasil no país um projeto de implantação do pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de outros programas educacionais brasileiros.

Os programas exercerão papel social não só pela formação dos professores e pela oportunidade oferecida aos alunos que estão no Japão, mas, também, porque permitirão a capacitação de funcionários do Banco do Brasil. A receptividade japonesa foi positiva em relação às negociações.

Programas – Após a apresentação do projeto final de parceria, será marcada para janeiro a ida de representantes do governo brasileiro para firmarem o contrato final. A embaixada do Brasil no Japão e as universidades de Nagóia e Tóquio receberam representantes da educação brasileira, de 6 a 8 de novembro, quando foram apresentados programas educacionais já em execução no Brasil e que buscam parcerias para atendimento aos alunos com dificuldades no idioma e de adaptação aos estudos no Japão.

Os programas do Ministério da Educação podem ser ministrados a distância, porém necessitam de apoio presencial. É o caso da educação de jovens e adultos (EJA), a UAB e o curso de formação de professores. Todos esses programas foram apresentados ao governo japonês.

Fabiana Gomes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página