Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação básica

Programa vai discutir ética e cidadania nas escolas

  • Sexta-feira, 10 de junho de 2005, 15h35

O Programa Ética e Cidadania – Construindo Valores na Escola e na Sociedade, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), quer conhecer as preferências das escolas de ensino fundamental em termos de ética e cidadania.

Os temas serão desenvolvidos para trabalhar a segunda fase do programa que, este ano, tem recursos de R$ 1,25 milhão. Para isso, a SEB está liberando a consulta a partir desta sexta-feira, 10, até o fim de agosto. Participe da escolha dos temas, em sua página eletrônica da Seb.

No final do prazo da consulta, a SEB vai analisar os resultados para reproduzir a segunda fase do programa, de acordo com o que foi eleito pelas escolas. A previsão dos coordenadores é de que sejam confeccionados dois fascículos que contemplem os quatro eixos temáticos: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.

O Programa Ética e Cidadania – Construindo Valores na Escola e na Sociedade tem o objetivo de promover a criação, nas escolas, de fóruns que congreguem alunos, educadores e membros das comunidades para discutir temas como ética, cidadania, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.

Comitê – De acordo com levantamentos feitos em abril pelo comitê gestor do programa, cerca de 600 escolas estão cadastradas e já instituíram um fórum escolar. Nesta nova fase, eles esperam dobrar o número de participantes.

Com 308 escolas cadastradas, a região Nordeste lidera a lista, seguida pela região Sudeste, com 197. O estado com mais escolas cadastradas no programa é o de Pernambuco, com 101. Em seguida, está São Paulo, com 82 escolas.

Repórter: Sonia Jacinto

 

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página