Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação básica

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Ciências no Ensino Médio

  • Terça-feira, 05 de julho de 2005, 07h42

A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), por meio do seu Departamento de Políticas de Ensino Médio (Dpem), prorrogou o prazo das inscrições para o 2º Prêmio Ciências no Ensino Médio, que seria encerrado em 15 de agosto. Agora, as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de setembro. Podem se inscrever escolas das redes públicas estaduais, municipais e distritais de todo o país. O Prêmio Ciências no Ensino Médio 2005 vai selecionar, classificar e premiar 27 projetos inovadores sobre o aprendizado das ciências da natureza e da matemática. Serão 26 estaduais e um do Distrito Federal.

O objetivo do prêmio é aperfeiçoar o aprendizado das ciências da natureza e da matemática, integrado às demais áreas do conhecimento, bem como a incorporação da prática e da reflexão científica na vida escolar e social de adolescentes, jovens e adultos, com a participação das escolas de ensino médio das redes públicas.

A expectativa da SEB é que nesta edição do concurso o número de inscrições seja superior ao total registrado no 1º Prêmio Ciências, em 2003/2004. As inscrições devem ser encaminhadas à Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Bloco L – 5º Andar – Brasília (DF), CEP 70047-900.

Até o momento, é grande a procura por informações e esclarecimentos em relação aos procedimentos de inscrição e outras questões pertinentes à caracterização dos projetos a serem inscritos. Segundo Pedro Tomaz de Oliveira Neto, técnico pedagógico da SEB, as principais dúvidas em relação ao prêmio são:

Data de postagem para os projetos inscritos via Correios – A data de postagem será considerada como a de entrega; os projetos enviados com a data de postagem após o dia 30 de setembro não serão aceitos pela coordenação do concurso.

Quem pode se inscrever – O concurso está aberto apenas para as escolas – ou grupo de escolas – das redes públicas estadual, municipal e distrital que mantenham regularmente turmas de alunos em todas as séries de ensino médio. Os projetos oriundos das escolas federais (Colégio D. Pedro II, Rede Federal de Ensino Técnico e outras) e das escolas privadas não serão inscritos. Apenas um projeto poderá ser inscrito por escola ou grupo de escolas.

Apresentação dos projetos – Para uma escola ou grupo de escolas se inscrever é preciso que haja a participação de, pelo menos, dois professores e do diretor da escola (no caso de um grupo de escolas, dois professores e um diretor de cada escola). O projeto deve ser ainda validado pela Secretaria de Educação do estado, por meio de seu órgão regional.

Caracterização dos projetos – Os projetos deverão tratar de temática científico-tecnológica, em contexto cultural e social.

Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); das instituições de ensino superior; do Ministério de Ciência e Tecnologia; e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

Premiação – Na categoria de premiação estadual e do Distrito Federal, os 27 projetos selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 20 mil cada um. Na categoria de premiação nacional, serão selecionados três projetos, que receberão prêmios no valor de R$ 60 mil cada um.

Os prêmios serão entregues aos vencedores numa solenidade a ser realizada em Brasília, no dia 6 de dezembro, que contará com a participação do ministro da Educação, do secretário de Educação Básica do MEC e de outras autoridades educacionais.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página