Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem já registra 57 mil estudantes inscritos pela internet
Início do conteúdo da página
Educação básica

Escolas recebem orientações sobre filosofia e sociologia

  • Sexta-feira, 04 de agosto de 2006, 05h51

A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) começou a enviar às escolas públicas de ensino médio e às secretarias estaduais e municipais de educação a coleção Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Como novidades, a coleção, composta por três livros, traz orientações sobre filosofia e sociologia, novas matérias escolares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

São 121 mil exemplares, com os volumes Linguagem, Código e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Entre as orientações está o documento Conhecimentos de Filosofia: Ciências Humanas e suas Tecnologias. O texto é dos consultores Antônio Edmilson Paschoal e João Carlos Salles Pires da Silva. Até agosto de 2007, o ensino de filosofia e sociologia será incluído no currículo de todas as escolas públicas e particulares de ensino médio.

A filosofia deixou de ser obrigatória em 1961 e dez anos depois foi excluída do currículo escolar oficial. Agora, volta a ser obrigatória, com o Parecer nº 38, aprovado em 7 de julho último pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O parecer deve ser homologado nos próximos dias pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo o Ministério da Educação, o ensino de filosofia deve ter no mínimo duas horas de aula semanais. O documento Conhecimentos de Filosofia destaca que a disciplina pretender ser um discurso consciente de si mesma, uma espécie de conhecimento do conhecimento. Salienta, ainda, que a filosofia no ensino médio exige uma discussão sobre os cursos de graduação na área e da pesquisa filosófica em geral.

O Brasil tem nove milhões de alunos em 23.561 escolas de ensino médio (16.570 públicas e 6.991 privadas), de acordo com o Censo Escolar de 2005 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

A coleção Orientações Curriculares para o Ensino Médio pode ser consultada pela internet, assim como o Parecer nº 38/2006. 

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página