Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cursos do instituto federal Fluminense atraem estudantes
Início do conteúdo da página
Educação básica

Catálogo de Escolas apresenta dados sobre instituições de ensino

  • Quinta-feira, 31 de outubro de 2019, 11h07

Lista inclui 226 mil escolas, com mais de 50 milhões de alunos e profissionais da educação


Informações importantes sobre a educação básica brasileira podem ser encontradas no Catálogo de Escolas, recém lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em sua página na internet. É um recurso de pesquisa de endereçamento, localização e oferta educacional das escolas brasileiras que participaram da última edição do Censo Escolar, coletado em 2018. A consulta pode ser feita a partir de recortes de interesse do usuário ou diretamente para uma escola.

As opções da plataforma possibilitam consolidar dados por estado, município, por etapas de ensino ofertadas e porte da escola; saber se o estabelecimento é estadual, municipal, federal ou privado, além de outros conjuntos de informações. Os resultados da pesquisa podem ser destacados do catálogo e exportados.

Importância – O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, ressaltou a importância da nova plataforma de pesquisas. “O catálogo é mais um instrumento ofertado à sociedade, o que fortalece a transparência das pesquisas estatísticas realizadas e provê um serviço relevante para a sociedade”, disse.

Carlos Moreno explicou também que o serviço “disponibiliza informações de interesse dos usuários a respeito dos estabelecimentos de educação formal, que pode ser consultado, em formato eletrônico, no portal do Inep, e favorece a integração com outros sistemas de informação já disponibilizados pelo instituto”.

Estão listadas na plataforma cerca de 226 mil escolas, com um público de mais de 50 milhões de pessoas – alunos e profissionais da educação. Entre os recortes oferecidos pelo catálogo, está ainda a condição do estabelecimento – se em funcionamento ou paralisado na data de referência da pesquisa. Como a plataforma é atualizada com as informações da última edição disponível do Censo Escolar, os dados apresentados no catálogo são sempre da última quarta-feira do mês de maio de cada ano. As informações do portal são referentes a 2018.

Público – O objetivo do catálogo é suprir as necessidades de informação de pesquisadores, gestores educacionais das redes pública e privada, organizações da sociedade civil, imprensa, estudantes e seus familiares. A plataforma foi desenvolvida pela equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, responsável por coletar e organizar as informações que são fornecidas ao Censo Escolar por cada instituição de ensino do país.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

X
Fim do conteúdo da página