Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Estágio alia teoria acadêmica à prática do trabalho

  • Sexta-feira, 15 de julho de 2005, 09h36

Aliar a teoria aprendida em sala de aula à prática do trabalho é uma oportunidade oferecida pelo estágio para alunos universitários. O serviço, estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), permite que os estudantes aprendam uma atividade e ganhem apoio financeiro.

Para Rubens Leite da Silva Neto, 20 anos, aluno de administração da Universidade de Brasília (UnB), o estágio ensina o jovem a se tornar um profissional. “Acompanho reuniões e a elaboração de projetos da empresa. Estou me sentindo importante no trabalho”, definiu Rubens, que está no quinto semestre. Estagiário há um mês numa empresa de tecnologia, ele é o responsável por toda a parte administrativa do negócio. Em seu primeiro estágio, Rubens acredita que esta é uma ótima oportunidade para começar no mercado de trabalho.

Na empresa, Rubens aprende como a teoria pode ser aplicada no dia-a-dia. “É interessante acompanhar projetos, fazer análise de mercado e analisar a viabilidade de implantar idéias novas”, disse.

Rotina — Para a estudante de jornalismo Raquel Batista Meleiro, 20 anos, do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), o estágio faz parte da rotina universitária. “Desde o primeiro semestre faço estágio. Já passei por diversas áreas do jornalismo”, afirmou. Cursando o sexto semestre, ela hoje está na assessoria de comunicação do Tribunal de Contas da União (TCU). Antes, trabalhou por dois anos no Tribunal Regional Federal (TRF). “Lá, aprendi muito porque passei pela rádio, TV, assessoria de imprensa e jornal do órgão”, disse.

No TCU, Raquel tem outras tarefas, como preparar o clipping (análise diária de notícias) e produzir releases (matérias oficiais do órgão para distribuição à imprensa). “Vim para o TCU para aprender novas atividades”, explicou. Além disso, a bolsa aumentou de R$ 360,00 para R$ 429,00.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página