Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Busca > Prestação de Contas > Prestação de contas 1997 > EAFs - Escolas Agrotécnicas Federais
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ensino superior terá oficina de auto-avaliação

  • Segunda-feira, 14 de novembro de 2005, 10h30

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) realizam na quinta-feira, dia 17, e na sexta, 18, na Universidade de Brasília (UnB), a primeira oficina regional sobre auto-avaliação das instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Estarão reunidos faculdades integradas e isoladas, escolas e institutos superiores com mais de 500 alunos, faculdades de tecnologia, centros universitários e centros federais de educação tecnológica. A oficina tem o objetivo de reunir os coordenadores das comissões próprias de avaliação (CPA) das instituições para debater os aspectos teóricos e práticos da auto-avaliação em todas as suas fases.

De acordo com o presidente da Conaes, Hélgio Trindade, o encontro compreende discussões sobre metodologias e propostas de avaliação, trabalhos em grupo para tratar de cada item do processo e um painel sobre avaliação externa.

Para esse grupo de instituições, que têm entre 500 e dois mil alunos, o calendário fixado pela Conaes na Resolução nº 1, de 11 de janeiro deste ano, determina que o prazo máximo para a entrega dos relatórios da auto-avaliação seja 28 de fevereiro do próximo ano. A avaliação externa ocorrerá entre 1º de março e 31 de maio de 2006.

A auto-avaliação institucional é a primeira etapa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em abril de 2004. O Sinaes se completa com a avaliação externa das instituições e com o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Outras duas oficinas estão programadas. Para as instituições do estado de São Paulo, nos dias 29 e 30 próximos. Para as das regiões Sul e Sudeste, nos dias 14 e 15 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Dados do Inep indicam a existência de 432 instituições de ensino superior públicas, comunitárias e privadas com matrículas na faixa de 500 a dois mil alunos.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página