Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Educação superior

Escola paranaense apresenta experiência em cursos de educação a distância

  • Quarta-feira, 06 de junho de 2007, 08h49

O foco do segundo dia do Seminário Nacional de Educação Profissional a Distância foi a bem-sucedida experiência da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR), que há mais de dois anos oferece cursos técnicos a distância. O seminário será encerrado nesta quarta-feira, 6, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Durante visita técnica à ET-UFPR, da qual participaram os secretários de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco, e de educação a distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, foram apresentadas as metodologias e os sete cursos oferecidos em 250 municípios, 208 deles no Paraná. “Em julho, teremos os primeiros concluintes, em torno de 5,5 mil alunos, que serão graduados em cursos técnicos a distância”, afirmou o diretor da ET-UFPR, Alípio Leal.

O modelo adotado pela escola prevê 75% da carga horária de cada curso ministrada no pólo, por meio de teleaulas. Pela televisão, os alunos assistem às aulas, ministradas ao vivo e transmitidas por satélite, e interagem com o professor pela internet ou por telefone. O restante das horas é destinado a atividades auto-instrutivas — os estudantes desenvolvem trabalhos que serão enviados aos professores para correção. Os participantes também são avaliados por meio de provas, aplicadas por monitores e avaliadas por professores. “Cada turma é acompanhada por um monitor, uma espécie de professor auxiliar, que acompanha os alunos presencialmente”, disse Leal.

Os cursos oferecidos pela ET-UFPR são de gestão pública, radiologia, contabilidade, administração, cooperativismo, secretariado e segurança do trabalho.

Nesta quarta-feira, será elaborado o documento-síntese do seminário, com os resultados da discussão do dia anterior.

(Assessoria de Imprensa da UTFPR)

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página