Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasileiros diplomados fora do país vão integrar o programa
Início do conteúdo da página
Fundeb e Orçamento

Peritos falam a auditores do FNDE

  • Sexta-feira, 19 de setembro de 2008, 12h39

Melhorar o controle interno sobre as ações e programas executados em todo o país pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com esse objetivo, peritos criminais da Polícia Federal ministraram na quinta-feira, 18, palestra para cerca de cem servidores das áreas de auditoria, acompanhamento e execução, no Ministério da Educação, em Brasília.

Peritos do Instituto Nacional de Criminalística mostraram as formas mais utilizadas pelas organizações criminosas para adulterar documentos, fraudar licitações e forjar a entrega de produtos ou serviços. “A prevenção é a melhor forma de combater a corrupção e de preservar os recursos públicos”, afirmou  Evaldo Oliveira de Assis, da área contábil e financeira do instituto.

O FNDE é a autarquia responsável pela distribuição de recursos para merenda escolar, alfabetização de adultos e muitos outros programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo Assis, uma das formas mais eficientes de diminuir a incidência de crimes é a capacitação dos conselheiros responsáveis pelo controle social desses programas em cada município. “Quem fiscaliza tem de apontar os responsáveis pelas irregularidades. Não pode ficar omisso”, disse.

“Essa cooperação inédita com a Polícia Federal é muito importante para o nosso trabalho”, afirmou o auditor-chefe do FNDE, Gil Loja. “Precisamos aprofundar a apuração o máximo possível e é imprescindível saber como obter evidências e fazer a manutenção de provas.”

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página