Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Concurso propõe a estudante de até 15 anos escrever uma carta para si mesmo aos 45
Início do conteúdo da página
Outras

Prêmio promove inovação estatística

  • Terça-feira, 01 de abril de 2008, 08h20

Dos cinco programas brasileiros finalistas do Prêmio Regional de Integração Estatística, dois são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio dos finalistas foi feito pelo Banco Mundial, que concede o prêmio, o primeiro do gênero no mundo todo.

O prêmio reconhece a importância da estatística para o desenvolvimento e promove a inovação nessa área, visando também atribuir um aspecto mais prático a um assunto que é considerado bastante técnico.

“O Prêmio de Inovação Estatística tem o objetivo de acentuar o impacto que os dados exercem sobre as decisões tomadas todos os dias pelos governos e outras partes interessadas, em âmbito nacional e regional”, afirma Marcelo Giugale, diretor do Departamento de Redução da Pobreza e Gestão Econômica da Região da América Latina e do Caribe, do Banco Mundial. “As estatísticas possibilitam aos formuladores de políticas obter as informações certas e tomar decisões adequadas sobre a maneira de tratar uma ampla gama de questões que são muito importantes para a vida das pessoas comuns, como emprego, educação, assistência de saúde e acesso à água potável.”

O concurso, lançado em junho de 2007, despertou grande interesse na América Latina e Caribe, o que resultou em mais de 150 inscrições de 20 países em três categorias (censos, pesquisas e registros administrativos). Todas as propostas recebidas foram avaliadas por um grupo de especialistas do Fundo Monetário Internacional, Organização Panamericana de Saúde,  Departamento de Estatísticas das Comunidades Européias, Censo dos Estados Unidos, Instituto Nacional de Estatísticas da Espanha e Banco Mundial, que selecionaram os programas mais inovadores na região.

Os 31 finalistas escolhidos representam a diversidade temática encontrada na região, que abrange desde estatísticas sociais e econômicas até infra-estruturas. Entre as instituições selecionadas, estão órgãos nacionais de estatística, departamentos de estatística de ministérios setoriais e de governos subnacionais, organizações não-governamentais, universidades e entidades do setor privado.

Os finalistas do Brasil são: Sistema Integrado de Informações Educacionais (Sied)/Inep; Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária/IBGE; Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)/PMSS; BASis – Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/Inep; Pesquisa de Informações Básicas Municipais/IBGE.

Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação no dia 10 de abril, acompanhada de um seminário oferecido aos finalistas, em Washington. Como melhores práticas em seu setor, as iniciativas vencedoras terão ampla divulgação internacional pelo Banco Mundial. Mais informações na página eletrônica da instituição.

Assessoria de Imprensa do Inep

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página