Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Prazo prorrogado para envio de projetos
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Prazo prorrogado para envio de projetos

  • Terça-feira, 20 de maio de 2008, 05h41

Projetos para formação em diversidade têm novo prazo

O Ministério da Educação prorrogou para 23 de maio o prazo para apresentação de propostas de implementação da rede de formação da diversidade, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pelas instituições de ensino superior. O prazo anterior era 17 de maio. O objetivo deste projeto é a qualificação de professores da educação básica em áreas da diversidade. A expectativa do ministério é abrir 75 mil vagas para professores e gestores em 2008. O projeto envolve as secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e Educação a Distância (Seed), além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos, todos na modalidade semi-presencial oferecidos nos pólos da UAB, serão de extensão, especialização e aperfeiçoamento, com carga horária de 40 horas a 360 horas. Todas as etapas do cadastro e envio de propostas estão detalhados no edital.

Língua portuguesa é tema de evento na UFTM

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promove, no período de 22 a 24 de maio, o 19º Fale — Fórum Acadêmico de Letras. Com parceria da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba e da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, o evento tem como objetivo principal reunir estudantes de letras e professores de língua portuguesa, literatura e línguas estrangeiras, para debater assuntos relacionados à pesquisa e à  produção do conhecimento na área. Informações no portal da UFTM.

Estudantes participam de seminário internacional na UFU

As inscrições para o 2º Seminário Internacional do Programa de Estudante Convênio de Graduação, com o tema Meu País: razão de estar aqui!, vão até o dia 23 de maio. O evento, que é promovido pelos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, será realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de 28 a 30 de maio. O seminário tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da formação acadêmica e cultural dos alunos participantes do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e difundir as ações de formação universal associadas aos processos de cooperação internacional entre universidades, ampliando o conhecimento da realidade desses países e suas culturas, além de favorecer a interação entre os estudantes estrangeiros e brasileiros. O PEC-G constitui um dos instrumentos de cooperação educacional que o governo brasileiro oferece a países em desenvolvimento, especialmente na África, América Latina e Caribe. Podem participar do 2º seminário estudantes, representantes de instituições de ensino superior, gestores, professores, pesquisadores e interessados. Mais informações na página eletrônica do evento.

Universidades debatem o ensino da extensão rural

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio da Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) e em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), promove no período de 26 a 28 de maio, em Recife, o seminário O Estado da Arte do Ensino em Extensão Rural. Com o propósito de trazer para o debate o perfil do ensino voltado para a formação do profissional capaz de atender às mudanças que vêm ocorrendo no meio rural brasileiro, e dessa forma corresponder às novas demandas, o evento é um dos marcos comemorativos dos 60 anos da extensão rural no Brasil. Podem participar alunos, professores e coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu em extensão rural. Mais informações no portal do MDA.

Seminário discute mudanças climáticas na Amazônia

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove nos dias 29 e 30 de maio, em Boa vista (RR), o 4º Seminário Internacional de Economia Amazônica e Desenvolvimento Sustentável de Roraima. Com o tema Amazônia e Caribe: Mudança Climática, Energia e Desenvolvimento, o evento tem como objetivo promover a discussão sobre as mudanças climáticas e suas repercussões no continente. Mais informações no portal da UFRR.

Inscrições abertas para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 estarão abertas até 30 de maio. A prova será realizada em 31 de agosto, às 13h. Podem participar do Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano quanto aqueles que já o concluíram. A inscrição pode ser feita nas agências dos Correios ou pela internet. No primeiro caso, as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 vão receber fichas de inscrição. Os alunos da rede pública podem retirá-las na escola, preenchê-las e entregá-las numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas. Mais informações na página eletrônica do exame.

Prêmio Paulo Freire: inscrições prorrogadas
 
Foram prorrogadas, até o dia 5 de junho, as inscrições para o 3º Prêmio Paulo Freire – Mestre Cidadão/2008, que vai contemplar os dez melhores projetos de educadores sobre sexualidade e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids em escolas públicas de todo o país. O prêmio tem como objetivo a valorização do professor como principal agente de informação, motivação e prevenção às DST e aids, a disseminação de metodologias e a promoção de trocas de experiências nessa área. Regulamento e informações no portal do prêmio.

Meio ambiente é tema de evento em Recife

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Coordenação-Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia, promove em Recife, no período de 3 a 5 de junho, a 5ª Semana do Meio Ambiente. Com o tema Mudanças Climáticas e o Nordeste Brasileiro, tem o objetivo de discutir as prováveis conseqüências das mudanças atmosféricas em curso. A programação conta com mesas-redondas, seminários, exibição de filmes e exposição de fotografia. Interessados podem encaminhar artigos científicos para análise e, se aprovados, serão divulgados por meio de anais em CD-rom. Mais informações no sítio eletrônico da Fundaj.

Programa de graduação para estrangeiros abre inscrições

Estão abertas, até 18 de junho, as inscrições para estudantes estrangeiros que desejam participar do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). Podem participar do programa estrangeiros entre 18 e 25 anos de idade, com ensino médio completo. O programa possibilita aos cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais, realizarem estudos universitários no país, em nível de graduação, nas instituições de ensino superior brasileiras participantes do PEC-G. As inscrições podem ser feitas junto às missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares. O calendário de 2008 na íntegra já está disponível na página eletrônica do PEC-G.

Inscrições para o Prêmio Técnico Empreendedor

Estão abertas, até 27 de junho, as inscrições para o Prêmio Técnico Empreendedor 2008, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Podem concorrer alunos de cursos técnicos e tecnológicos de instituições públicas de educação profissional e tecnológica com projetos sobre os seguintes temas: livre; inclusão social; e cooperativismo. O objetivo é estimular o empreendedorismo entre os alunos. Na edição deste ano, serão distribuídos R$ 125 mil em prêmios. As inscrições devem ser feitas no setor de relações empresariais da instituição que o aluno estiver matriculado. Mais informações pelos telefones (61) 2104-9647 e 2104-8258 ou no O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. eletrônico do prêmio.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página