Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Inscrições abertas para bolsas de estudo
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Inscrições abertas para bolsas de estudo

  • Quinta-feira, 10 de julho de 2008, 05h35

Programa de bolsas para estrangeiros está com inscrições abertas

Os estrangeiros interessados em concorrer a bolsas de estudo no Brasil, para mestrado e doutorado, têm prazo até 31 de julho para se inscrever no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG). O programa é realizado por meio de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT). O objetivo do PEC-PG é possibilitar que cidadãos dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia (países da América Latina, Caribe, África, Ásia e Oceania) possam realizar estudos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras. Mais informações na página eletrônica do programa.

Enem: prazo para inscrição termina amanhã

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 poderão se inscrever até amanhã, 11 de julho, exclusivamente pela internet. Podem participar do Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano quanto aqueles que já o concluíram. Para realizar a inscrição, o aluno deverá entrar na página eletrônica do exame, preencher a ficha e imprimir o comprovante. A inscrição pode ser feita até as 23h59 do dia 11 de julho. A taxa é de R$ 35 e poderá ser paga em qualquer agência bancária até o dia 14 de julho. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas. A prova será aplicada no dia 31 de agosto.

Seminário do Reuni em Belo Horizonte

Termina amanhã, 11 de julho, em Belo Horizonte (MG), o 4º Seminário Nacional do Reuni — Licenciaturas Presenciais Diurna, Noturna e com Educação a Distância: Respostas às Demandas de Formação de Professores. A realização do encontro é da Secretaria de Educação Superior do MEC, em parceria com as secretarias de Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, e Educação a Distância, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Universidade Federal de Minas Gerais. O seminário visa proporcionar discussão, aprofundamento e assimilar as experiências bem-sucedidas e gestão integrada de formação de professores, por meio de cursos presenciais diurnos e noturnos, e educação à distância. Mais informações na página eletrônica do programa.

São Carlos realiza evento na área de psicanálise

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) promove, no período de 22 a 24 de agosto, o 1º Psicanálise em Foco — novos enfoques da clínica contemporânea. Organizado pelos alunos dos cursos de psicologia e medicina da universidade, com orientação dos docentes da área, o encontro tem o objetivo de ampliar o acesso de profissionais e universitários para a troca do conhecimento psicanalítico. A programação conta com mesas-redondas, minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos que pretendem subsidiar teoricamente a prática, o estudo, o desenvolvimento científico e a divulgação da psicanálise. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas com desconto até 15 de julho. Os interessados devem se inscrever na página eletrônica do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. eletrônico ou pelo telefone (16) 3351-8676, das 13h30 às 17h30.

Abertas inscrições para prêmio literário

As inscrições para a 5ª edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, destinado a jovens brasileiros, estão abertas até 21 de julho. Promovido pela associação do mesmo nome, com sede em Portugal, o prêmio revela e divulga valores literários em países de língua portuguesa para estimular a capacidade criativa dos jovens. A Associação do Prêmio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro foi criada em 1994, com o objetivo de realizar intercâmbios e cooperações com organismos portugueses e estrangeiros, divulgar os alunos premiados, promover atividades pedagógicas, culturais, recreativas e literárias e homenagear o escritor português Ferreira de Castro. A partir de 2002, o prêmio também passou a ser destinado a estudantes brasileiros. Mais informações sobre o prêmio na página eletrônica da associação.

Curso de perícia ambiental em Rondônia

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Colorado do Oeste (RO), em parceria com Gerson Martins Cursos Empresariais, realiza de 21 a 25 de julho o curso de perícia ambiental. O objetivo é capacitar os profissionais para atuar em áreas periciais, dando enfoques legais, judiciais e administrativos, apresentando instrumentos probatórios que representem análises e avaliações de processos ambientais. O curso será certificado e é destinado a profissionais que tenham finalizado o ensino superior e que atuem ou demonstrem interesse em atuar na área. A carga horária é de 40 horas e as aulas serão ministradas na EAF Colorado do Oeste. Inscrições na página eletrônica do curso. Informações pelo telefone (69) 3341-7834.

Prêmio Vivaleitura tem inscrições abertas até 25 de julho

Escolas, bibliotecas e outras instituições podem inscrever, até 25 de julho, projetos que incentivem e desenvolvam a leitura entre crianças, jovens e adultos. A 3ª edição do Prêmio Vivaleitura vai distribuir R$ 90 mil aos vencedores e tem como objetivos a democratização do acesso e o estímulo à leitura, a formação do cidadão, a valorização do livro e o apoio à criação e às produções literárias. O Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apóiam a iniciativa. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do prêmio. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 71.037-7, CEP 03410-970, São Paulo (SP). Mais informações pelo telefone 0800-7700987.

Prazo para envio da freqüência de alunos do Bolsa-Família

As redes municipais e estaduais de educação básica têm até 26 de julho para informar ao Ministério da Educação a freqüência escolar, relativa a abril e maio, de alunos de seis a 15 anos atendidos pelo Bolsa-Família. O programa vai acompanhar também, a partir desse período, a freqüência daqueles que recebem o Benefício Variável Jovem (BVJ), que abrange a faixa etária de 16 e 17 anos. O objetivo é aumentar o estímulo à permanência dos jovens no processo educacional, ampliando, desse modo, as perspectivas de qualidade de vida do aluno e sua família.

Setec recebe artigos para publicação

Até o dia 8 de agosto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), recebe artigos, resumos estendidos, práticas pedagógicas e sugestões de pautas de reportagens para os próximos números dos Cadernos Temáticos. O objetivo da publicação é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da rede federal de educação profissional e tecnológica. A série é dividida em cinco volumes — vida e saúde, gestão e administração, linguagem e criatividade, riqueza e tecnologia brasileiras e comunidade. Cada volume apresenta as experiências vivenciadas nas escolas. Todos os artigos têm sua publicação condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial da Setec. Sugestões de modificações apresentadas pelos avaliadores ou pelo editor serão discutidas com o autor. As sugestões podem ser enviadas para o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. eletrônico da secretaria. Mais informações pelo telefone (61) 2104-9347.

Abertas inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo

Os jornalistas de todo o Brasil têm até o dia 30 de agosto para efetuar a sua inscrição no Prêmio Andifes de Jornalismo 2008. A iniciativa premia anualmente os autores das melhores reportagens ou série de reportagens sobre ensino superior e educação básica — que abrange a educação infantil, fundamental e ensino médio — publicadas em jornais ou revistas brasileiras. Os candidatos podem concorrer com quantas matérias desejarem. Basta enviar pelo correio um original e uma cópia ou duas cópias do trabalho, junto com a ficha de inscrição para o endereço da Andifes. Serão aceitas as matérias publicadas no período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2007. O vencedor de cada categoria receberá duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. O Prêmio Andifes de Jornalismo, criado em 1999, indica o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos veículos de comunicação e por seus profissionais, por meio da publicação de matérias sobre educação. Regulamento e ficha de inscrição podem ser obtidos na página eletrônica do prêmio.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página