Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Inscrição para Celpe-Bras começa dia 11

  • Sexta-feira, 08 de agosto de 2008, 14h53

Inicia período de inscrição para certificado de proficiência

Começa na segunda-feira, 11 de agosto, o período de inscrição para candidatos que desejam obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame, desenvolvido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, é voltado para cidadãos de países cuja língua oficial não seja português, que tenham idade mínima de 16 anos e escolaridade equivalente ao ensino fundamental. O Celpe-Bras avalia quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. As provas vão acontecer nos dias 22 e 23 de outubro, simultaneamente, nos 66 postos localizados no Brasil e em países como Peru, Colômbia, França e Argentina. As inscrições se encerram no dia 7 de setembro e podem ser feitas pela página do programa.

Cultura do girassol é tema de Dia de Campo na EAF de Guanambi

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) Antônio José Teixeira, de Guanambi (BA), programou, para 10 de agosto, o 1° Dia de Campo sobre a Cultura do Girassol. O evento reunirá agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes do curso técnico de agropecuária da escola e alunos do curso de graduação e pós-graduação em agronomia e zootecnia da Universidade Estadual do Norte de Minas (Unimontes). Na programação, palestras de especialistas da EAF, da universidade e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de visita a um campo experimental de girassol. Mais informações na página eletrônica da escola ou pelo telefone (77) 3493-2100.

Mostra internacional de cinema no Cefet-Urutaí

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Urutaí, em Goiás, recebe, no período de 12 a 14 de agosto, mostra itinerante de documentários premiados na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). As sessões estão marcadas para 7h30, 13h30 e 19h30. O evento é um projeto da Agência Goiana de Cultura e tem por objetivo divulgar e exibir os filmes premiados na décima edição do festival. A mostra é direcionada a toda a população, entretanto, para ter acesso às sessões é imprescindível a realização, pela internet, até dia 8 de agosto, da pré-inscrição. A entrada é franca, basta apenas ser apresentado um vale-ingresso, que será obtido pela internet na página eletrônica do Cefet.

Inscrições abertas para concurso sobre gestão pública

Estão abertas, até 15 de agosto, as inscrições para o 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo do concurso é estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão; disseminar soluções inovadoras que sirvam de inspiração ou referência para outras iniciativas; e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa e pró-ativa em suas atividades, em benefício do interesse público. Mais informações na página eletrônica do concurso.

Abertas inscrições para intercâmbio entre Brasil e Portugal

Estão abertas, até 17 de agosto, as inscrições para o programa de Cooperação Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O programa tem como objetivo estimular o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e portugueses vinculados a programa de pós-graduação de instituições de ensino superior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre os dois países. Para ingressar no programa, o docente deve estar vinculado, obrigatoriamente, a um programa de pós-graduação stricto sensu avaliado pela Capes. A duração dos projetos será de dois anos e pode ser prorrogada por mais um. Mais informações e inscrições na página eletrônica do programa.

Cefet-Rio Verde abre inscrições para pós-graduação em biodiesel

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde, Goiás, recebe, até 21 de agosto, inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em biodiesel. Para participar, o candidato precisa ter concluído a graduação em qualquer área. O curso será realizado por meio de aulas presenciais com duração de 380 horas, oferecidas aos finais de semana (sábados e domingos), entre os meses de setembro de 2008 e fevereiro de 2009. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da instituição. Mais informações pelo telefone (64) 3620-5617.

Evento internacional discute educação superior

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) está com inscrições abertas para o 2º Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior. O evento, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, tem o objetivo de apresentar e debater com a comunidade acadêmica as experiências internacionais de avaliação e acreditação da educação superior, desenvolvidas na Europa e na América do Sul. Participarão do seminário representantes da International Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education (INQAAHE), da Red Iberoamericana para la Accreditación de la Calidad de la Educación Superior e da European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA), que discutirão com representantes das agências dos países do Mercosul os impactos e interfaces dos sistemas de avaliação internacionais e nacionais. Interessados, representantes das instituições de educação superior, poderão fazer sua pré-inscrição na página eletrônica da comissão. A efetivação da inscrição será confirmada pela Conaes.

Abertas inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo

Os jornalistas de todo o Brasil têm até o dia 30 de agosto para efetuar a sua inscrição no Prêmio Andifes de Jornalismo 2008. A iniciativa premia anualmente os autores das melhores reportagens ou série de reportagens sobre ensino superior e educação básica — que abrange a educação infantil, fundamental e ensino médio — publicadas em jornais ou revistas brasileiras. Os candidatos podem concorrer com quantas matérias desejarem. Basta enviar pelo correio um original e uma cópia ou duas cópias do trabalho, junto com a ficha de inscrição para o endereço da Andifes. Serão aceitas as matérias publicadas no período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2007. O vencedor de cada categoria receberá duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. O Prêmio Andifes de Jornalismo, criado em 1999, indica o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos veículos de comunicação e por seus profissionais, por meio da publicação de matérias sobre educação. Regulamento e ficha de inscrição podem ser obtidos na página eletrônica do prêmio.

Inscrições abertas para o Enade

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2008. As instituições de ensino superior devem inscrever seus alunos habilitados — ingressantes e concluintes — que estejam em situação regular. A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A lista com os alunos selecionados estará disponível a partir de 26 de setembro e, até 20 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas. Os cursos avaliados este ano serão os de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química; além dos cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. Mais informações na página eletrônica do exame.

Prêmio estimula reflexão sobre gênero

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O Prêmio faz parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, por meio do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). O Prêmio foi lançado, em 2005, com o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação a refletirem sobre as relações de gênero — sobre a construção social das formas de ser homem e ser mulher, contemplando suas intersecções com abordagens de classe social, geração, raça e etnia. O prêmio também possibilita a reflexão de ação no sentido de transformar relações desiguais em relações igualitárias. Mais informações e ficha de inscrição na página eletrônica do prêmio.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página