Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Inscrições para Enade vão até 31 de agosto
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Inscrições para Enade vão até 31 de agosto

  • Quarta-feira, 20 de agosto de 2008, 05h49

Instituições de ensino devem inscrever seus alunos no Enade

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2008. As instituições de ensino superior devem inscrever seus alunos habilitados — ingressantes e concluintes — que estejam em situação regular. A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A lista com os alunos selecionados estará disponível a partir de 26 de setembro e, até 20 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas. Os cursos avaliados este ano serão os de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química; além dos cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. Mais informações na página eletrônica do exame.

Evento internacional discute educação superior

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), do Ministério da Educação, promove, até amanhã, 21 de agosto, em Brasília, o 2º Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior. O evento tem o objetivo de apresentar e debater com a comunidade acadêmica as experiências internacionais de avaliação e acreditação da educação superior, desenvolvidas na Europa e na América do Sul. Participarão do seminário representantes da International Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education (INQAAHE), da Red Iberoamericana para la Accreditación de la Calidad de la Educación Superior e da European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA), que discutirão com representantes das agências dos países do Mercosul os impactos e interfaces dos sistemas de avaliação internacionais e nacionais. Informações na página eletrônica da comissão.

Cefet-Rio Verde abre inscrições para pós-graduação em biodiesel

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde, Goiás, recebe, até 21 de agosto, inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em biodiesel. Para participar, o candidato precisa ter concluído a graduação em qualquer área. O curso será realizado por meio de aulas presenciais com duração de 380 horas, oferecidas aos finais de semana (sábados e domingos), entre os meses de setembro de 2008 e fevereiro de 2009. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da instituição. Mais informações pelo telefone (64) 3620-5617.

Encontro orienta dirigentes municipais

A Secretaria de Educação Básica, por meio do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), participa, nos dias 21 e 22 de agosto, do Seminário Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Belo Horizonte (MG). Já nos dias 27 e 28 de agosto, no Hotel Excelsior, em São Paulo (SP), de reunião promovida pela Representação do Mec (ReMEC) em São Paulo com dirigentes municipais. Mais informações do programa na página eletrônica do MEC.

Psicanálise é tema de evento na Ufscar

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) promove, no período de 22 a 24 de agosto, o 1º Psicanálise em Foco — novos enfoques da clínica contemporânea. O evento, organizado pelos alunos dos cursos de psicologia e medicina, tem o objetivo de ampliar o acesso de profissionais e universitários para a troca do conhecimento psicanalítico. A programação conta com mesas-redondas, minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos que pretendem subsidiar teoricamente a prática, o estudo, o desenvolvimento científico e a divulgação da psicanálise. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do evento. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8676, das 13h30 às 17h30.

Seminário sobre agronegócio no Cefet-Ceará

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Ceará realiza, em 22 de agosto, o 1º Seminário de Recursos Humanos no Agronegócio. O evento abre as discussões sobre a atividade econômica do setor e a implantação do curso de tecnologia em gestão de agronegócio na unidade do Cefet em Quixadá, ação pioneira no Ceará. O tema do seminário é Perfil de Competências Profissionais para o Novo Agronegócio Brasileiro. O palestrante convidado é Mário Otávio Batalha, professor e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Mais Informações pelo telefone (85) 3307-3646 ou na página eletrônica do Cefet.

Cefet-SC oferece cursos profissionais em turismo e hospitalidade

Estão abertas, até 30 de agosto, as inscrições para os cursos de qualificação profissional na área de turismo e hospitalidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Santa Catarina. Para se inscrever, basta levar o documento de identidade original na unidade de ensino continente, em Florianópolis (Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, ao lado do Parque de Coqueiros), das 8h às 12h e das 14h às 20h. São 153 vagas para os cursos gratuitos de ajudante de confeitaria (17), ajudante de cozinha (20), ajudante de panificação (16), barman (20), cerimonialista e mestre de cerimônias (30), recepcionista de eventos (30) e técnicas de bar e restaurante (20). Se o número de inscritos for superior ao de vagas disponíveis, haverá sorteio no dia 31 de agosto para definir quem vai ingressar no curso. As informações sobre os cursos, os pré-requisitos e os procedimentos de inscrição e matrícula estão disponíveis no portal do Cefet-SC, na seção “destaques”, ou pelo telefone (48) 3271-1419.

Prêmio Andifes de Jornalismo está com inscrições abertas

Os jornalistas de todo o Brasil têm até 30 de agosto para efetuar a sua inscrição no Prêmio Andifes de Jornalismo 2008. A iniciativa premia anualmente os autores das melhores reportagens ou série de reportagens sobre ensino superior e educação básica — que abrange a educação infantil, fundamental e ensino médio — publicadas em jornais ou revistas brasileiras. Os candidatos podem concorrer com quantas matérias desejarem. Basta enviar pelo correio um original e uma cópia ou duas cópias do trabalho, junto com a ficha de inscrição para o endereço da Andifes. Serão aceitas as matérias publicadas no período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2007. O vencedor de cada categoria receberá duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. O Prêmio Andifes de Jornalismo, criado em 1999, indica o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos veículos de comunicação e por seus profissionais, por meio da publicação de matérias sobre educação. Regulamento e ficha de inscrição podem ser obtidos na página eletrônica do prêmio.

Prêmio estimula reflexão sobre gênero

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O prêmio faz parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, por meio do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). O prêmio foi lançado, em 2005, com o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, de graduação e de pós-graduação a refletirem sobre as relações de gênero — sobre a construção social das formas de ser homem e ser mulher, contemplando suas intersecções com abordagens de classe social, geração, raça e etnia. O prêmio também possibilita a reflexão de ação no sentido de transformar relações desiguais em relações igualitárias. Mais informações e ficha de inscrição na página eletrônica do prêmio.

Vestibular indígena 2009 está com inscrições abertas

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas, até 31 de agosto, para processo seletivo específico de ingresso em cursos de graduação no período letivo de 2009, exclusivamente para estudantes dos povos indígenas de Mato Grosso. São oferecidas 20 vagas suplementares, distribuídas entre os cursos de direito (quatro vagas), enfermagem (três vagas) e nutrição (duas vagas), para o campus de Cuiabá; enfermagem (duas vagas), farmácia (duas vagas), para o campus de Pontal do Araguaia; e agronomia (duas vagas), enfermagem (três vagas) e farmácia (duas vagas), para o campus de Sinop. As inscrições poderão ser realizadas na página eletrônica da universidade. O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados, no período de 18 a 31 de agosto, exceto nos finais de semana, nos seguintes locais: núcleos de apoio de Água Boa e de Juína, e nas administrações regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Araguaia, Barra do Garças, Campinápolis, Colíder, Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis e Tangará da Serra. Mais informações pelos telefones (65) 3615-8152 e 3628-1290.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página