Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: UFRN debate inclusão social

  • Quinta-feira, 11 de setembro de 2008, 05h53

UFRN realiza seminário sobre educação e inclusão social

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza até amanhã, 12 de setembro, o 3º Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais. O evento, que começou no dia 9 de setembro, aborda as práticas inclusivas no sistema de ensino e em outros contextos. O objetivo do seminário é oferecer oportunidade de socialização e intercâmbio de pesquisas científicas e de experiências desenvolvidas, propiciando espaços para reflexões e debates sobre práticas inclusivas no sistema de ensino e em outros contextos. Estão previstas conferências, mesas-redondas, comunicação oral, pôsteres acadêmicos, pôsteres institucionais, apresentações de vídeos educativos e documentários, além de minicursos. Informações na página eletrônica do evento.

Cefet-Química de Nilópolis abre inscrições para cursos técnicos

Estão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o processo seletivo 2009 dos cursos técnicos integrados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefet-Química) de Nilópolis (RJ). A instituição oferece 744 vagas para os cursos técnicos em alimentos, biotecnologia, laboratório de farmácia, meio ambiente, química, controle ambiental, eletrotécnica, sistemas de gases combustíveis e operação de processos industriais. Os interessados no processo seletivo devem ter concluído ou estar cursando a última série do ensino fundamental. As provas serão realizadas no dia 2 de novembro deste ano, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (21) 2691-9807 ou na página eletrônica da instituição.

Setec recebe artigos para publicação

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebe, até 15 de setembro, artigos, resumos estendidos, práticas pedagógicas e sugestões de pautas de reportagens para os próximos números dos Cadernos Temáticos. O objetivo da publicação é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da rede federal de educação profissional e tecnológica. A série é dividida em cinco volumes – vida e saúde, gestão e administração, linguagem e criatividade, riqueza e tecnologia brasileiras e comunidade. Cada volume apresenta as experiências vivenciadas nas escolas. Todos os artigos têm sua publicação condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial da Setec. Sugestões de modificações apresentadas pelos avaliadores ou pelo editor serão discutidas com o autor. As sugestões podem ser enviadas para o sítio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações pelo telefone (61) 2104-9347.

Aberta seleção pública de projetos científicos

Está aberta, até 15 de setembro, a seleção pública de projetos para apoio a eventos que promovam a divulgação científica, como mostras e feiras de ciências. O Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica (Fenaceb) foi concebido com o objetivo de expandir e incrementar o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio de toda rede. O Fenaceb visa também à melhoria e ampliação da abordagem, bem como a construção do conhecimento científico nos componentes curriculares que integram o campo das áreas de ciências. Serão objetos de análise e avaliação somente os projetos, apresentados até 15 de setembro, oriundos de instituições públicas e privadas de gestão da educação, de pesquisa e desenvolvimento, de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos. O edital está disponível na página eletrônica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), parceira do Ministério da Educação na análise e avaliação dos inscritos.

Fórum Paulo Freire abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que ocorre de 16 a 20 de setembro, na PUC-SP. Organizado em duas modalidades – conferências e círculos de cultura –, o encontro permite ao interessado assistir a cinco conferências, nos dois primeiros dias, e apresentar trabalhos para os círculos nos dois últimos. As conferências são abertas a todos os inscritos. Nos círculos de cultura poderão participar apenas os que inscreverem trabalhos (ensaios, análises, artigos científicos, relatos de experiências, entre outros). O Fórum Paulo Freire consiste num espaço de estudo e atualização do legado do educador e de fortalecimento de vínculos por meio de encontros entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos, pesquisas e práticas na perspectiva de sua filosofia. As inscrições podem ser feitas pela internet até 10 de setembro, ou até o preenchimento de todas as vagas. Mais informações na página eletrônica do Instituto Paulo Freire.

UFRN promove Congresso Internacional de Pesquisa

O Departamento de Educação, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, promovem, no período de 14 a 17 de setembro, no Centro de Convenções do Praiamar Hotel, em Natal (RN), o 3º Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica (Cipa). Com a temática a (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes, o evento, realizado em parceria com mais 15 universidades públicas brasileiras, tem como objetivo explorar os métodos de pesquisa, procedimento de formação e de intervenção social, para ampliar a ligação entre a educação e as demais ciências que investigam o homem em suas relações com o mundo físico e o sensível, além de aprofundar os conhecimentos produzidos pela pesquisa (auto) biográfica sobre a formação. Mais informações na página eletrônica do evento.

UFRGS realiza conferência sobre educação

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promove, no dia 22 de setembro, a Conferência Nacional Desafios Contemporâneos para a Educação. O evento integra o calendário de comemorações dos 38 anos da Faculdade, e reunirá autoridades e especialistas na área da educação para examinar e debater as políticas públicas educacionais e os principais desafios na contemporaneidade. O evento será realizado, das 19h às 22h, no Salão de Atos da UFRGS, com entrada franca e aberta à comunidade em geral.  

MEC recebe propostas para programa de mobilidade acadêmica

Estudantes e professores de universidades federais poderão participar, a partir de 2009, do Programa de Mobilidade Estudantil (MAB) do Ministério da Educação. Para que a mobilidade seja possível, as universidades devem enviar ao MEC, até 29 de setembro, projetos de adesão ao programa, que permitirá que 1.100 estudantes e 125 professores passem um período letivo em outra universidade. O estudante receberá ainda uma ajuda de custo no valor de R$ 350 e o professor R$ 1.200, que serão pagos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Poderão participar do MAB os estudantes com créditos autorizados pelo coordenador do curso de origem, com índice de freqüência às aulas, além de rendimento acadêmico de acordo com as regras da universidade. Os professores deverão ministrar somente as disciplinas previamente acordadas, preencher a ficha de freqüência, além de atender ao regime de trabalho. Mais informações no edital do programa.

Sugestões para guias de cursos técnicos

Está aberto, até 30 de setembro, o período de apresentação de sugestões de inclusão, alteração ou exclusão para os catálogos nacionais de cursos superiores de tecnologia e técnicos do Ministério da Educação. Anualmente, nos meses de agosto e setembro, como determina a legislação, os catálogos passam por revisões periódicas. Nestes dois meses, educadores, estudantes, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, órgãos e entes públicos e as instituições ofertantes de cursos participam das atualizações dos catálogos. Os interessados em oferecer sugestões de inclusão, exclusão ou alteração devem enviá-las ao Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, anexo II, 1º andar, sala 107. CEP 70047-900, Brasília (DF). Mais informações na página eletrônica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) ou pelo telefone (61) 2104-9108.

UFSC abre inscrições para vestibular

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o vestibular de 2009, até 9 de outubro. As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Este ano, o vestibular da UFSC oferece 4.431 vagas (2.474 para o primeiro semestre de 2009 e 1.957 no segundo semestre), em 67 cursos. A universidade mantém no concurso seu Programa de Ações Afirmativas, reservando 20% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Além disso, 10% das vagas são destinadas a jovens autodeclarados negros, que preferencialmente tenham cursado todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Mais informações e inscrições no portal da UFSC.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página