Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Projetos de extensão da UFMA

  • Quarta-feira, 17 de dezembro de 2008, 07h51

Projetos de extensão para idosos são apresentados na UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, promove hoje, 17 de dezembro, a primeira edição do Fórum Interinstitucional de Projetos de Extensão para Pessoa Idosa. O evento, realizado em parceria com a Associação dos Amigos da Universidade da Terceira Idade (Aauni), tem como objetivo apresentar e divulgar os projetos de extensão para a terceira idade desenvolvidos pelas instituições de ensino superior públicas e privadas e trocar experiências. A UFMA realiza sete projetos, o maior número entre os participantes, com destaque para o projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti). Mais informações na página eletrônica da universidade.

Federal do ABC oferece curso de verão

A Universidade Federal do ABC (UFABC) está com inscrições abertas, até hoje, 17 de dezembro, para o curso de verão análise na reta. As aulas serão ministradas no período de 6 de janeiro a 12 de fevereiro de 2009, de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h. A carga horária total será de 48h. Poderão participar pessoas com curso superior em geral e alunos da graduação e pós-graduação da UFABC. O critério de seleção será a análise de currículo. Mais informações na página eletrônica da universidade, pelo telefone (11) 4437-4803 ou pelo endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Encontro discute criação de novos pólos da UAB

Termina hoje, 17 de dezembro, em Brasília, o encontro dos coordenadores das instituições de educação superior que fazem parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os objetivos do evento foram a troca de experiências e o debate sobre aspectos técnicos da implementação de pólos e cursos. A Universidade Aberta do Brasil é composta por 71 instituições, entre universidades federais, estaduais e centros federais de educação tecnológica (Cefet). No total, são 500 pólos e cerca de 300 cursos de graduação e especialização em todo o país. A partir do Plano de Ações Articuladas (PAR), abriu-se a oportunidade para a entrada de outras instituições no sistema, em locais que apresentavam carência de formação de professores. No encontro também será debatida a implementação do sistema UAB dentro das universidades e aspectos como a criação de conselhos de cursos, concursos para docentes e financiamento. Mais informações na página eletrônica do programa.

Transplante é tema de evento na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia nos dias 18 e 19 de dezembro, no Auditório da Reitoria, o 1º Fórum Internacional de Coordenadores de Transplantes do Brasil. O evento, organizado pela SC Transplantes, contará com as presenças de diversos especialistas da área. Fazem parte da programação as palestras: A situação dos transplantes no Brasil frente ao cenário internacional; O modelo espanhol de coordenação de transplantes e sua tradução para a Ibero-América; e O estado da arte das más notícias e da entrevista familiar para a doação de órgãos e tecidos. A SC Transplantes – Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina é uma gerência da Superintendência de Serviços Especiais e Regulação da Secretaria de Saúde do estado de Santa Catarina. Interessados em participar do fórum devem fazer a inscrição pela internet. Mais informações na página eletrônica da UFSC.

Fies recebe comprovação até dia 19

Os candidatos pré-aprovados para contratar o Financiamento Estudantil (Fies) têm prazo até 19 de dezembro para ir às instituições de educação superior e levar documentos para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. Os candidatos devem ficar atentos: se perderem o prazo, serão desclassificados. Depois do dia 19, será aberta uma nova chamada, caso sobrem vagas. A data final para a contratação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal é 23 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do programa ou nas próprias instituições de ensino.

Inscrições para mestrado em ciências fisiológicas

Estão abertas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), até 19 de dezembro, as inscrições para o mestrado em ciências fisiológicas, aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção está programada para o período de 11 a 20 de fevereiro de 2009. O objetivo é formar mestres com capacidade de ensinar e desenvolver projetos científicos, empregando métodos e técnicas usuais de fisiologia e farmacologia. O início da primeira turma será em março de 2009. Mais informações na página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e também com o professor do Departamento de Ciências Biológicas Moacir Serralvo, telefone (48) 3721-9352 (ramal 214), ou pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Prorrogado prazo para inscrições na Escola Técnica de Brasília

A Escola Técnica Federal de Brasília prorrogou, até 21 de dezembro, as inscrições para o processo de seleção destinado ao preenchimento de 320 vagas dos cursos técnicos de agropecuária, agroindústria e guia de turismo, na unidade de Planaltina. Todos os cursos são gratuitos. Para se inscrever, basta acessar a página eletrônica da escola, preencher a ficha de cadastro e imprimir a guia de pagamento. A taxa, no valor de R$ 20, pode ser quitada em qualquer agência bancária até o dia 22 de dezembro. É necessário informar os números da carteira de identidade e do cadastro de pessoa física (CPF) do candidato. O processo de seleção será realizado pelo Instituto Movens.

Cefet-BA oferece 18 vagas em concurso para professor

Estão abertas, até 3 de janeiro, as inscrições para o concurso público para professor do magistério do ensino superior da Unidade de Ensino do Cefet-BA, em Vitória da Conquista. São 18 vagas disponíveis para engenharia elétrica, engenharia mecânica/civil/química, matemática, desenho e informática. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na página do Cefet-BA, e o valor da taxa de inscrição é R$ 100. A prova escrita será realizada no dia 11 de janeiro de 2009. O desempenho didático vai de 24 a 30 de janeiro. Já a entrega de títulos acontecerá entre 3 e 6 de fevereiro. As datas poderão sofrer alterações. Para mais informações, acessar o edital na página do Cefet-BA – concurso público para docente – ou pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Seleção de tutores para a UAB na Federal do Tocantins

O Centro de Novas Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está com inscrições abertas, até 5 de janeiro, para seleção pública de tutores presenciais e a distância bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC). As vagas são para as cidades-pólo de Araguaína, Arraias, Gurupi e Porto Nacional. Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição e encaminhar para a coordenação da UAB nos: Pólo de Araguaína – Campus de Araguaína, Rua Humberto Campos, 580, bairro São João; Pólo de Arraias – Campus de Arraias, Av. Universitária, QD 48, Lt. 1, centro; Pólo de Gurupi – Campus de Gurupi, Rua Badejós, Chácara 69/72, Lt. 7, Jd. Sevilha; Pólo de Porto Nacional – Campus de Porto Nacional, Rua 3, QD 17, s/n, Jd. dos Ipês. A publicação do resultado final do processo está marcada para 16 de fevereiro. Os selecionados atuarão nos cursos de biologia, física, química e pós-graduação em português para a educação básica. Mais informações na página eletrônica da UFT.

Capes abre inscrição para doutorado pleno no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 15 de janeiro, para o processo seletivo do Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno no Exterior. O concurso visa conceder até 100 bolsas, com vigência a partir do segundo semestre de 2009, observando-se o início do ano acadêmico 2009/2010 nas instituições de destino. A duração inicial da bolsa de doutorado é de, no máximo, doze meses. A renovação está condicionada ao desempenho acadêmico satisfatório, de modo que a duração total não ultrapasse 48 meses, com vigência até o mês da defesa da tese. Uma das exigências para o candidato é ter diploma de nível superior, reconhecido na forma da legislação brasileira, além de não estar matriculado em curso de doutorado no Brasil. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página