Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Emissão e registro de diplomas de graduação terão novas regras
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Transplante é debatido em fórum

  • Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008, 07h47

Evento na UFSC reúne coordenadores de transplante

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia a partir de hoje, 18 de dezembro, até amanhã, 19, no Auditório da Reitoria, o 1º Fórum Internacional de Coordenadores de Transplantes do Brasil. O evento, organizado pela SC Transplantes, contará com as presenças de diversos especialistas da área. Fazem parte da programação as palestras: A situação dos transplantes no Brasil frente ao cenário internacional; O modelo espanhol de coordenação de transplantes e sua tradução para a Ibero-América; e O estado da arte das más notícias e da entrevista familiar para a doação de órgãos e tecidos. A SC Transplantes – Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina é uma gerência da Superintendência de Serviços Especiais e Regulação da Secretaria de Saúde do estado de Santa Catarina. Interessados em participar do fórum devem fazer a inscrição pela internet. Mais informações na página eletrônica da UFSC.

Seminário apresenta as melhores experiências educacionais

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promove até amanhã, 18 de dezembro, em Brasília, o 2º Seminário de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional. Durante o seminário, serão apresentados os dez projetos que venceram a segunda edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional em quatro grupos temáticos: gestão pedagógica; planejamento e gestão; avaliação e resultados educacionais; e gestão de pessoas. O prêmio é promovido pelo MEC e pelo Inep, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os trabalhos premiados passam a integrar o Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional. As experiências cadastradas podem ser acessadas na página eletrônica do Inep.

Fies recebe comprovação até dia 19

Os candidatos pré-aprovados para contratar o Financiamento Estudantil (Fies) têm prazo até 19 de dezembro para ir às instituições de educação superior e levar documentos para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. Os candidatos devem ficar atentos: se perderem o prazo, serão desclassificados. Depois do dia 19, será aberta uma nova chamada, caso sobrem vagas. A data final para a contratação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal é 23 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do programa ou nas próprias instituições de ensino.

Inscrições para mestrado em ciências fisiológicas

Estão abertas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), até 19 de dezembro, as inscrições para o mestrado em ciências fisiológicas, aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção está programada para o período de 11 a 20 de fevereiro de 2009. O objetivo é formar mestres com capacidade de ensinar e desenvolver projetos científicos, empregando métodos e técnicas usuais de fisiologia e farmacologia. O início da primeira turma será em março de 2009. Mais informações na página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e também com o professor do Departamento de Ciências Biológicas Moacir Serralvo, telefone (48) 3721-9352, ramal 214, ou pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Municípios devem escolher tecnologias educacionais

Termina amanhã, 19 de dezembro, o prazo para os municípios encaminharem ao Ministério da Educação a escolha das tecnologias educacionais que serão usadas para correção de fluxo escolar, para atender alunos que estão em séries/anos incompatíveis com a idade. São três as opções de tecnologias educacionais que os municípios poderão escolher. Essas opções foram pré-qualificadas e constam do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC: correção de fluxo escolar na aprendizagem, desenvolvida pela ONG Geempa; programa de correção de fluxo escolar, do Instituto Alfa e Beto (IAB); e programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna (IAS). Para fazer a escolha de uma dessas tecnologias, as secretarias municipais de educação devem preencher o formulário específico e enviá-lo ao MEC por correio eletrônico ou por sedex. Além dos dados de identificação, a secretaria deve informar o número de alunos que estão em séries incompatíveis com a idade e a tecnologia que têm interesse em implementar.

Prorrogado prazo para inscrições na Escola Técnica de Brasília

A Escola Técnica Federal de Brasília prorrogou, até 21 de dezembro, as inscrições para o processo de seleção destinado ao preenchimento de 320 vagas dos cursos técnicos de agropecuária, agroindústria e guia de turismo, na unidade de Planaltina. Todos os cursos são gratuitos. Para se inscrever, basta acessar a página eletrônica da escola, preencher a ficha de cadastro e imprimir a guia de pagamento. A taxa, no valor de R$ 20, pode ser quitada em qualquer agência bancária até 22 de dezembro. É necessário informar os números da carteira de identidade e do CPF do candidato. O processo de seleção será realizado pelo Instituto Movens.

Cefet-BA oferece 18 vagas em concurso para professor

Estão abertas, até 3 de janeiro, as inscrições para o concurso público para professor do magistério do ensino superior da Unidade de Ensino do Cefet-BA, em Vitória da Conquista. São 18 vagas disponíveis para engenharia elétrica, engenharia mecânica/civil/química, matemática, desenho e informática. As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Cefet-BA, e o valor da taxa de inscrição é R$ 100. A prova escrita será realizada no dia 11 de janeiro de 2009. O desempenho didático vai de 24 a 30 de janeiro. Já a entrega de títulos acontecerá entre 3 e 6 de fevereiro. As datas poderão sofrer alterações. Para mais informações, acessar o edital na página do Cefet-BA – concurso público para docente – ou pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Seleção de tutores para a UAB na Federal do Tocantins

O Centro de Novas Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está com inscrições abertas, até 5 de janeiro, para seleção pública de tutores presenciais e a distância bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC). As vagas são para as cidades-pólo de Araguaína, Arraias, Gurupi e Porto Nacional. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para a coordenação da UAB nos: Pólo de Araguaína – Campus de Araguaína, Rua Humberto Campos, 580, bairro São João; Pólo de Arraias – Campus de Arraias, Av. Universitária, QD 48, Lt. 1, centro; Pólo de Gurupi – Campus de Gurupi, Rua Badejós, Chácara 69/72, Lt. 7, Jd. Sevilha; Pólo de Porto Nacional – Campus de Porto Nacional, Rua 3, QD 17, s/n, Jd. dos Ipês. A publicação do resultado final do processo está marcada para 16 de fevereiro. Os selecionados atuarão nos cursos de biologia, física, química e pós-graduação em português para a educação básica. Mais informações na página eletrônica da UFT.

Capes abre inscrição para doutorado pleno no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 15 de janeiro, para o processo seletivo do Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno no Exterior. O concurso visa conceder até 100 bolsas, com vigência a partir do segundo semestre de 2009, observando-se o início do ano acadêmico 2009/2010 nas instituições de destino. A duração inicial da bolsa de doutorado é de, no máximo, doze meses. A renovação está condicionada ao desempenho acadêmico satisfatório, de modo que a duração total não ultrapasse 48 meses, com vigência até o mês da defesa da tese. Uma das exigências para o candidato é ter diploma de nível superior, reconhecido na forma da legislação brasileira, além de não estar matriculado em curso de doutorado no Brasil. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Recadastramento de conselhos do Fundeb

Estados e municípios têm até 28 de fevereiro para o recadastramento dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundo da Educação Básica (Fundeb). O não preenchimento do cadastro pode levar à suspensão do repasse financeiro para o transporte escolar. O acesso ao recadastramento está disponível no novo sistema do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O cadastro reunirá informações precisas sobre a criação e a composição dos conselhos, responsáveis pelo acompanhamento e controle da distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundeb. Cabe também aos conselhos monitorar a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e dar parecer sobre a prestação de contas de cada estado e município que recebeu recursos do programa. O recadastramento é indispensável para a concessão e a manutenção do apoio financeiro da União ao transporte escolar rural. Mais informações na página eletrônica do FNDE.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página