Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança app e ID Estudantil começa a ser emitida gratuitamente
Início do conteúdo da página
Móveis escolares

Pregão eletrônico assegura preço mais baixo para a aquisição

  • Sexta-feira, 26 de junho de 2009, 11h52
Carteira e cadeira com especificações ergonômicas darão mais conforto aos estudantes Foi concluída na quinta-feira, dia 25, a primeira fase do pregão eletrônico para a aquisição de móveis escolares prevista no registro de preços no 36/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O pregão entra, agora, na fase de verificação da documentação. Ao fim do processo, estados e municípios interessados na aquisição dos móveis podem aderir ao pregão e comprar pelo preço conseguido pelo FNDE.

A medida tem como preocupação o reaparelhamento da rede pública de educação com móveis ergonômicos. “A partir de agora, crianças e adolescentes poderão assistir às aulas de forma mais confortável”, diz o presidente do FNDE, Daniel Balaban.

O modelo de compras do FNDE, com a centralização do processo licitatório por meio do pregão eletrônico, permite a redução de custos e garante a transparência do processo. O preço final dos produtos, considerados os custos de distribuição e o controle de qualidade, executado por laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), ficou mais baixo do que o normalmente pago por estados e municípios em negociações isoladas. Além disso, a qualidade do mobiliário é superior em relação ao usado hoje na rede pública.

Composto por conjunto do aluno (carteira e cadeira), do professor (mesa e cadeira) e por mesa acessível para estudantes em cadeiras de rodas, o mobiliário segue as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os preços e os lotes para distribuição podem ser conferidos no Portal de Compras do governo federal.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Assunto(s): Móveis escolares , FNDE
X
Fim do conteúdo da página