Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro confirma compromisso de reduzir as desigualdades
Início do conteúdo da página
Enem de 2009

Todas as informações sobre o exame para quem fará a prova

  • Sexta-feira, 04 de dezembro de 2009, 18h19
Mais de 4 milhões de estudantes estão inscritos no EnemConsulta aos locais de prova
Está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o sistema de consulta aos novos locais de prova do Enem 2009. O sistema é mais uma fonte de informação sobre onde o inscrito fará a sua prova, além do novo cartão de confirmação de inscrição verde, enviado ao endereço fornecido na inscrição. A busca pode ser feita também por telefone, em ligação gratuita para o Fala Brasil, cujo número é 0800 61 61 61. É importante que os inscritos atentem para os canais de informação disponíveis e verifiquem onde vão fazer a prova, porque toda a logística de distribuição nos locais foi redefinida.  

Cartão de confirmação de inscrição e local de prova
O novo cartão de confirmação de inscrição verde foi enviado a todos os inscritos, via correios, e contém o seu número de inscrição, sua senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. O cartão também informa o local de prova do inscrito.

Quem porventura não tiver recebido o material, independentemente dos motivos, não será impedido de realizar a prova, desde que se dirija para o local correto previsto para fazer o Enem 2009, munido de documento de identificação com foto.

Importante: Para que o inscrito garanta a participação no exame, deve comparecer ao local exato no qual foi alocado para realizar a prova, munido de documento de identificação com foto.

Quantas pessoas estão inscritas para fazer o Enem 2009?
As inscrições ao Enem 2009 foram efetuadas no período de 15 de junho a 19 de julho. Estão inscritas para participar da prova 4.147.527 pessoas.

Questionário socioeconômico

Os inscritos receberam em casa, junto com o novo cartão de confirmação de inscrição (verde), o cartão-resposta do questionário socioeconômico do Enem 2009. O questionário pode ser acessado na página do Inep na internet, e o cartão-resposta deve ser entregue respondido no dia da prova. A entrega é voluntária, mas essas informações são muito importantes para que o Ministério da Educação saiba mais sobre os participantes do Enem 2009 e suas expectativas.

Atendimento especial
Estão garantidas as condições necessárias a todos os participantes que, no ato da inscrição ao Enem 2009, informaram necessitar de atendimento diferenciado para a realização da prova.

Liberdade religiosa
Também está garantida aos participantes que se declararam sabatistas, no momento da inscrição, a realização da prova no sábado, dia 5, às 19h (horário de Brasília). Os sabatistas deverão se apresentar aos devidos locais de prova no mesmo horário que os demais, entre 12h00 e 13h, horário de Brasília, sob as mesmas condições de restrição relativas a materiais impressos e eletrônicos. Serão alocados em salas específicas e também terão 4h30 para responder ao caderno da Prova I, com questões das áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, fazem a prova no mesmo horário dos demais participantes do Enem.

Aplicação das provas
As provas do Enem 2009 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. O horário de realização será: das 13h às 17h30 no dia 5, sábado. No domingo, dia 6, o período de duração será maior, pois será aplicada também a redação. O início será às 13h e o término às 18h30. O horário considerado é o horário oficial de Brasília. No sábado, 5, será aplicada a Prova I, com ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

No domingo, 6, será aplicada a Prova II, com linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a redação, e matemática e suas tecnologias.

No que diz respeito às provas objetivas, cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia será distribuída ao participante um dos quatro diferentes modelos de prova existentes, em cores diferentes, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

Quanto à redação, deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema proposto.

Orientações gerais para o dia de prova

O que levar no dia da prova: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, original do documento de identificação, o novo cartão de confirmação de inscrição, verde. Atenção: não será aceito cartão anterior.

Documentos de identificação aceitos: carteiras expedidas pelos comandos militares, secretarias de segurança pública, institutos de identificação e pelos corpos de bombeiros militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

O que não levar no dia da prova: Não leve telefones celulares, agendas, canetas eletrônicas, relógios com calculadoras, pagers, mp3 ou superiores, microcomputadores ou similares.

Segurança: Durante a realização da prova não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens. Não será permitido o uso de calculadoras nem consulta bibliográfica de qualquer espécie.

Abertura e fechamento dos portões: Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário oficial de Brasília, que adotou o horário de verão. As provas serão iniciadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

Importante: O participante de locais onde o fuso horário difere do de Brasília deve ficar atento às diferenças, a fim de não perder a prova. Todas as informações acerca de horário referem-se ao fuso da capital federal, que adotou o horário de verão.

Depois de quanto tempo pode-se deixar a sala de prova: Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame. Apenas depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando seu caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Antes desse período, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

Dados cadastrais: O participante deverá conferir no seu cartão de confirmação, nos dois dias de prova, o número do seu CPF, seu nome e os demais dados pessoais.

Gabaritos: Os gabaritos e provas dos dois dias do Enem 2009 estarão disponíveis na página do Inep no domingo, 6 de dezembro, às 20h, depois do término do exame em todo o território nacional.

Cobertura da imprensa nos dias de prova

Não é necessário solicitar ao Inep ou ao Ministério da Educação autorização prévia para produzir imagens dentro dos prédios onde o Enem 2009 será aplicado. Os coordenadores de prova em cada local estão instruídos a permitir e acompanhar a entrada das equipes de imprensa, no período de 14h às 15h, horário oficial de Brasília. Imagens no interior dos prédios, portanto, poderão ser feitas após a acomodação dos participantes e início da aplicação das provas, de maneira que não incomodem os estudantes. Coordenadores de prova e fiscais não concederão entrevistas e os participantes só poderão falar com jornalistas do lado de fora do prédio.

Assessoria de Imprensa do Inep
Assunto(s): Enem , Inep
X
Fim do conteúdo da página