Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Conferência

Evento sobre ambiente começa a selecionar jovens brasileiros

  • Segunda-feira, 15 de março de 2010, 18h40
Começa em março a seleção dos 12 jovens delegados que representarão o Brasil na Conferência Internacional Infanto-juvenil – Vamos Cuidar do Planeta. A escolha será feita por meio de um jogo online que permitirá aos participantes compartilhar conhecimentos e experiências importantes sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas, tema principal da conferência. O resultado da seleção sai no dia 30 de abril.

A conferência é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Reunirá jovens com idades de 12 a 15 anos de 62 países. Juntos, eles vão discutir e propor ações locais para enfrentar as mudanças socioambientais globais. O evento acontece de 5 a 10 de junho em Brasília.
A escolha da delegação brasileira ocorre em duas etapas. Na primeira, os jovens terão que discutir e debater temas relacionados às mudanças climáticas. Na segunda etapa, eles terão que elaborar e implementar projetos em suas comunidades com base nos temas propostos.

Os 220 jovens inscritos foram divididos em grupos regionais (do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e um grupo de ações afirmativas. Com base na pontuação obtida nas duas fases, serão escolhidos quatro candidatos finalistas (dois meninos e duas meninas) de cada grupo. Haverá então uma eleição entre os próprios membros do grupo para escolher os dois delegados que participarão da conferência. Até 15 de abril todas as delegações estrangeiras que virão ao Brasil devem estar definidas.

Segundo Rachel Trajber, coordenadora executiva da conferência, o projeto não se limita à organização de um evento global, mas é uma ação de educação ambiental de amplo alcance. “Assim como o circuito de aprendizagem está sendo organizado no Brasil, outros mecanismos estão sendo criados em outros países que permitem a mobilização de escolas, alunos, professores e educadores e a criação de uma rede global de juventude preocupada com a temática ambiental”, afirma.

Mais informações podem ser obtidas na página da conferência, disponível em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês), e também na rede social Facebook (Let's take care of the planet) e no Twitter (Confint2010).

Assessoria de Imprensa da Secad

Assunto(s): Confint 2010 , Secad
X
Fim do conteúdo da página