Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Conselho Nacional de Educação

Rafael Lucchesi é empossado na Câmara de Educação Superior

  • Quarta-feira, 04 de maio de 2016, 16h06

O Conselho Nacional de Educação (CNE) empossou nesta quarta-feira, 4, o economista Rafael Lucchesi como novo conselheiro da Câmara de Educação Superior, na posição deixada por Luiz Roberto Liza Curi, que assumiu a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Lucchesi passa a participar, com os demais 23 conselheiros, do debate sobre as questões da educação no país e a prestar assessoria ao ministro da Educação.

Ao ser empossado, Lucchesi apontou o papel fundamental do CNE na construção e consolidação de políticas de estado em educação. “A educação é o principal fator de desenvolvimento Ao tomar posse como conselheiro, Rafael Lucchesi destacou a missão do CNE na consolidação de políticas educacionais do país: “A educação é o principal fator de desenvolvimento econômico e social e tem papel central na cidadania” (foto: Isabelle Araújo/MEC)econômico e social e tem papel central na cidadania”, disse. “O Conselho Nacional de Educação tem uma dimensão de política de estado, da política nacional de educação, e atua de forma colegiada.”

Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti é graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor na Universidade Estadual de Feira de Santana, também na Bahia. Desde 2011, é diretor de operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e acumula os cargos de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi). O novo conselheiro foi secretário de ciência, tecnologia e inovação do governo da Bahia entre 2003 e 2006 e presidiu o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que assegurem a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade. Entre as atribuições do órgão estão o acompanhamento da implementação do Plano Nacional de Educação e a avaliação da Base Nacional Comum Curricular.

Assessoria de Comunicação Social

Ouça:

Assunto(s): cne , posse , conselheiro
X
Fim do conteúdo da página