Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Secretários estaduais discutem PDE

  • Quinta-feira, 26 de julho de 2007, 05h16

Secretários estaduais de educação se reúnem em Brasília

Os secretários estaduais de educação estarão reunidos no Hotel Nacional, em Brasília, no dia 27 de julho, das 8h às 18h. Na pauta da reunião, as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Compromisso Todos pela Educação. Mais informações pelo telefone (61) 2104-8064.


Cefet-PE: inscrições para o Market Day terminam hoje

Assuntos como primeiro emprego, empregabilidade de pessoas com necessidades especiais e relações humanas no ambiente de trabalho serão abordados no Work Market Day 2007. As inscrições para o evento estão abertas até hoje, 26 de julho, no pátio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE). Esta é a segunda edição do evento, organizado pelos estudantes de turismo. O tema central é o Mercado de Trabalho: Riscos e Possibilidades. O encontro será realizado durante o dia 27 de julho, no auditório do Cefet-PE. Além de palestras, haverá depoimentos de alunos egressos da instituição. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Mais informações (81) 2125-1639.


Prazo para adesão ao ProInfância vai até sexta-feira

Está disponível até o dia 27 de julho, no sítio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), o formulário em que municípios e o Distrito Federal devem declarar seu interesse em participar do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). O programa prevê o financiamento de construção, reforma e aquisição de mobiliário e equipamentos para creches e escolas de educação infantil. Mais informações na Sala de Atendimento Institucional do FNDE, pelo telefone 0800 616161 (ligação gratuita) ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Intercâmbio Brasil e Argentina: inscrições até dia 31

Docentes e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras, interessados em participar de intercâmbio acadêmico com a Argentina, podem fazer suas inscrições até 31 de julho. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (SECyT), do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina. As propostas encaminhadas deverão estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente, com conceitos 5, 6 ou 7. Cada equipe deverá ser composta de no mínimo dois doutores, coordenada por docente com título de doutor há pelo menos cinco anos. A duração prevista de cada projeto é de dois anos, improrrogáveis. Mais informações no sítio da Capes.


Festival de inverno homenageia São João Del-Rei

A 20ª edição do Inverno Cultural, promovida pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, presta homenagem este ano à cidade-sede, eleita Capital Brasileira da Cultura 2007, ao mesmo tempo em que comemora o 20º aniversário da universidade. A cultura são-joanense, com destaques na literatura, música erudita, teatro, artes plásticas e acervo histórico, inspira a programação, com exposições, espetáculos de música e teatro, palestras, saraus e outros eventos. O festival, realizado sem interrupções desde 1988, termina em 28 de julho.


Inscrições abertas para o Programa Professor Visitante Estrangeiro

Instituições brasileiras interessadas em convidar professores estrangeiros para a realização de cursos ou atividades de pesquisa podem participar do Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE). As inscrições estão abertas até 27 de julho. O programa é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). As candidaturas devem ser encaminhadas pelas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação das instituições. As atividades terão início em 2008. O programa é aberto à participação de cursos de doutorado avaliados pela Capes com notas 5, 6 e 7, preferencialmente. As visitas podem ter duração de quatro a 12 meses, podendo ser renovadas. Os professores visitantes selecionados receberão passagens aéreas e bolsas, cujos valores variam de R$ 3.300,00 a R$ 7.100,00, de acordo com as categorias em que se enquadram. Mais informações no edital do PVE.


Conselhos municipais de educação receberão computadores

Os 1.830 conselhos municipais de Educação cadastrados no Sistema de Informações dos Conselhos Municipais de Educação (Sicme) em 2006 podem assinar um acordo de cooperação com o Ministério da Educação para ganhar um computador e uma impressora a laser. O acordo de cooperação deve ser firmado pelo prefeito do município com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) até o dia 10 de agosto. O objetivo do ministério é informatizar as atividades dos conselhos, capacitar professores pelo ensino a distância e potencializar o cadastro disponível no Sicme. Depois de preencher os dados disponíveis na página eletrônica da SEB, o dirigente municipal deve encaminhar os documentos necessários para: Pró-Conselho Ação Computadores, Esplanada dos Ministérios, bloco L, 5º andar, sala 514, CEP 70047-900 Brasília (DF).


Inscrições para proficiência em língua portuguesa para estrangeiros

As inscrições para as provas de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro, em instituições autorizadas no Brasil e em postos aplicadores em países que contam com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. Internacionalmente, é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O edital do concurso está na página eletrônica do Celpe-Bras.


Encontro Nacional sobre Hipertexto

Fortaleza
As universidades federais de Pernambuco e do Ceará, por intermédio dos núcleos de pesquisa Protexto/UFC e NEHTE/UFPE, promovem a 2ª edição do Encontro Nacional sobre Hipertexto (Hipertexto 2007), que ocorre no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Até o dia 10 de agosto, estudantes e profissionais, pesquisadores em hipertexto, podem inscrever trabalhos para o evento. O objetivo é fundar uma sociedade científica de abrangência nacional, garantindo a manutenção da discussão sobre hipertexto. Serão abordados temas como a relação entre hipertexto e lingüística, hipertexto e literatura, hipertexto e educação, além de educação a distância na sociedade da informação. Inscrições podem ser feitas no sítio da UFPE. Para quem está em Fortaleza, as inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: Avenida da Universidade, 2.683, Bloco 125, 1º andar, Benfica.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página