Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Guia do Livro Didático deve ser entregue até a segunda semana de junho
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: vagas para ensino técnico em Palmas

  • Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008, 05h55

Escola técnica de Palmas tem 140 vagas para cursos técnicos

Palmas
Terminam no próximo domingo, 24, as inscrições para o processo seletivo do ensino técnico da Escola Técnica Federal de Palmas (ETF Palmas), unidade Paraíso do Tocantins. São oferecidas 140 vagas para os cursos de agroindústria (35 vagas); informática (35); gestão empresarial de bens e serviços (35); meio ambiente e desenvolvimento sustentável (35). Podem concorrer candidatos que tenham concluído ou estejam cursando a última série do ensino médio. As inscrições podem ser feitas pela internet na página eletrônica da escola. O candidato também pode se inscrever na prefeitura de Paraíso do Tocantins e na ETF Palmas/Uned Paraíso. Mais informações no sítio da escola técnica ou pelo telefone (63) 3225-1205.

Secretarias de educação já podem se inscrever em competição

Estão abertas as inscrições para a primeira Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Os recursos previstos para a olimpíada são de R$ 15 milhões e todas as escolas públicas municipais, estaduais ou federais podem participar. O prazo para que as secretarias estaduais e municipais de educação se inscrevam vai até 14 de abril. A expectativa é que a competição atraia seis milhões de estudantes de escolas públicas. A ação é uma parceria entre o Ministério da Educação, Fundação Itaú Social, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Inscrições abertas para o Prêmio Inovação em Gestão Educacional

A 2ª edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional está aberta a todos os municípios que desenvolvem projetos inovadores em suas redes de educação básica, com foco na qualidade da aprendizagem. Serão distribuídos recursos da ordem de R$ 1 milhão entre os dez municípios com as melhores práticas de gestão. A inscrição dos projetos vai até 18 de abril. O prêmio é promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Regulamento, inscrição, calendário e todos os detalhes do prêmio estão no Guia do Participante.

Abertas as inscrições para o Celpe-Bras

Estão abertas as inscrições para candidatos que desejam obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame, desenvolvido pelo Ministério da Educação, é voltado para cidadãos de países cuja língua oficial não seja português, que tenham idade mínima de 16 anos e escolaridade equivalente ao ensino fundamental. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente no Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. As inscrições se encerram no dia 21 de março e podem ser feitas na página eletrônica da Secretaria de Educação Superior (SESu).

UFS oferece 50 vagas para Licenciatura em Educação do Campo

São Cristóvão
Estão abertas as inscrições para vestibular especial destinado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São 50 vagas para Sergipe e Alagoas. O concurso destina-se a professores que têm ensino médio ou equivalente e não possuem graduação em curso superior, mas estão em exercício em escolas públicas do campo ou em programas governamentais que visam à ampliação do acesso à educação básica da população rural. Os interessados devem efetivar sua participação até 29 de fevereiro, das 8 às 18h, na sala do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação (Nete), Didática II, 1° andar, sala 14-A, localizada no campus de São Cristóvão, a 23 quilômetros de Aracaju. No ato da inscrição serão entregues os documentos exigidos no edital. Outras informações pelo telefone (79) 2105-6833.

Federal do Amazonas oferece curso gratuito de especialização em lingüística

Manaus
O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) oferece o curso gratuito de especialização em lingüística, com participação de professores da Ufam. O curso abordará três troncos lingüísticos que têm grande importância nas origens das línguas atuais: a língua românica, germânica e a etnolingüística. Podem participar do curso alunos de qualquer habilitação em línguas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até amanhã, 22, na secretaria do DLLE, localizada no setor norte do campus universitário, no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam, em Manaus. O curso tem início em 17 de março. Mais informações no sítio da universidade.


Federal de Rondônia seleciona professores

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) está com inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro para concurso público de provas e títulos que selecionará 16 professores em várias áreas do conhecimento. O processo de seleção, que será realizado em 14 de março, compreende prova escrita, análise de currículo e prova didática. Serão escolhidos sete professores auxiliares I, que exige titulação mínima de especialista, em regime de dedicação exclusiva; três professores auxiliares I (titulação mínima de especialista) em regime de 20 horas semanais (T-20); três professores assistentes I, com titulação mínima de mestre, em regime de dedicação exclusiva; e três professores adjuntos I (titulação mínima de doutor), em regime de dedicação exclusiva. Detalhes sobre a inscrição, o cronograma de seleção e as vagas oferecidas podem ser conferidos no portal na Unir.

Capes abre inscrições para bolsas na Alemanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferecem bolsas de estudos para doutorado na Alemanha, a serem implementadas a partir de abril de 2009. As inscrições estão abertas até 29 de fevereiro. As bolsas são para doutorado pleno e doutorado-sanduíche, em todas as áreas do conhecimento, com exceção de artes. Podem concorrer cidadãos brasileiros que tenham feito mestrado em curso credenciado pela Capes, com qualificação acadêmica acima da média. O programa oferece curso de alemão a todos os candidatos selecionados. Outros benefícios incluem o pagamento de passagens aéreas, bolsas mensais e seguro-saúde. A prioridade é para candidatos com projetos em áreas de pesquisa carente no Brasil ou estrategicamente relevantes para a internacionalização da pesquisa nas universidades brasileiras. No doutorado-sanduíche, os candidatos farão parte de sua pesquisa em instituição alemã, devendo estar inscritos em curso de doutorado no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no sítio da Capes.

Inscrições abertas para o 5º Colóquio Brasil-Espanha

Brasília
Estudiosos interessados em participar do 5º Colóquio Brasil-Espanha de Comunicação podem inscrever seus trabalhos até 29 de fevereiro. O encontro ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB), em agosto. O tema do colóquio será Políticas de Comunicação e da Cultura: contribuições acadêmicas e intervenção social. Os trabalhos inscritos devem estar relacionados a alguma das seguintes mesas temáticas: comunicação e desenvolvimento; indústrias culturais, produção de conteúdo e digitalização; movimentos sociais, cidadania e comunicação; diversidade cultural e realidades regionais; estratégias de comunicação nas organizações públicas e privadas. As inscrições devem ser encaminhadas à Faculdade de Comunicação da UnB, que fica no Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, Brasília. Mais informações pelo sítio www.intercom.org.br.

Inscrições para seleção de professores na Federal de Goiás

Goiânia e Jataí
A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu quatro editais em 2008 para provimento do seu quadro de professores substitutos e efetivos, nos campi de Goiânia e de Jataí. Ao todo, são 77 vagas, 46 distribuídas entre as faculdades de Educação, Odontologia, Nutrição e Educação Física, Escola de Veterinária e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, no campus da capital. Já no campus de Jataí são oferecidas 31 vagas para as áreas de ciências agrárias, letras e educação. As inscrições realizadas no mês de  fevereiro, dependendo da área, devem ser efetuadas nas próprias unidades. Há ainda quatro editais de 2007, não encerrados, que somam 52 vagas, todas para Goiânia, nas áreas de engenharia, direito, letras, música, artes cênicas, física e química. Os editais completos e mais informações sobre os processos seletivos estão na página eletrônica da UFG.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página