Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
PDE

Expansão universitária chega ao estado

  • Segunda-feira, 08 de outubro de 2007, 11h42

Uma extensão da Universidade Federal do Acre já funciona em Cruzeiro do Sul, a 700 quilômetros de Rio Branco. O campus da Universidade da Floresta oferece 220 vagas, ainda em instalações provisórias. Até o fim do ano, serão investidos R$ 7,5 milhões na expansão da educação superior no estado.

Quando as obras do campus estiverem concluídas, em 2011, serão ofertadas 450 vagas por ano. A instituição oferece os cursos superiores de enfermagem, ciências biológicas, engenharia florestal, pedagogia, letras e licenciatura inglesa.

A formação de professores do ensino básico está entre as prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde 2006, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com instituições públicas de ensino superior e com a adesão de estados e municípios, oferece formação inicial a professores em exercício que não tenham graduação. Este ano, a parceria abre 60 mil vagas em todo o País. No Acre, há pólos da UAB nos municípios de Acrelândia, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, que ofertaram este ano 850 vagas.

Ao todo, serão oferecidos os cursos de licenciatura em teatro, música e artes visuais e de especialização lato sensu em gestão em saúde, facilitadores de educação permanente em saúde, gestão de projeto de investimentos em saúde e ativação de processos de mudanças na formação. As aulas serão ministradas em parceria com a Universidade de Brasília e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Maria Clara Machado

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página