Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cresce a cada ano o número de crianças atendidas pela educação especial no Brasil
Início do conteúdo da página
Língua portuguesa

Exame de proficiência tem mais de 5 mil candidatos confirmados

  • Sexta-feira, 17 de abril de 2015, 18h39

A primeira edição de 2015 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) teve 5.197 inscrições homologadas. As provas serão aplicadas de 19 a 21 de maio próximo, em 23 postos credenciados no Brasil e em 61 no exterior (em 34 países).

No México, de acordo com o posto aplicador Instituto Politécnico Nacional, há um caso especial nesta edição do exame, que é a inscrição de uma pessoa de 90 anos de idade. No caso desse candidato, a prova terá caracteres ampliados (macrotipo), com tempo adicional para a realização. O examinando é aluno do curso de língua portuguesa da instituição.

As avaliações do Celpe-Bras têm uma parte de prova escrita, com duração de três horas, a ser realizada em 19 de maio; e outra de prova oral, de 20 minutos, entre 19 e 21 de maio.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no intermediário. Entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior. Entre 3,51 e 4,25, no avançado. Entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não conseguirá a aprovação.

Para obtenção do certificado, o participante deve realizar as provas das duas partes do exame. A ausência em qualquer uma delas acarretará a eliminação automática, sem direito à restituição da taxa de inscrição.

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e em instituições de ensino, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O exame é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Assessoria de Comunicação Social do Inep

X
Fim do conteúdo da página