Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Resultado preliminar e gabarito de concurso nacional da Ebserh estão disponíveis
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Professores do campus Morrinhos relatam primeira ocorrência de inseto no Brasil

  • Terça-feira, 05 de maio de 2009, 18h31
  • Última atualização em Quinta-feira, 07 de maio de 2009, 16h30
Os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – campus Morrinhos, antigo Cefet, Carlos Henrique Marchiori e Jarbas Magno Miranda e o pesquisador Valmir Antônio Costa, do Instituto Biológico de Campinas (SP), fizeram o primeiro relato da ocorrência da espécie Muscidifurax raptorellus no país.

O inseto é considerado de grande interesse médico-sanitário, podendo ser usado em futuros programas de controle biológico. Antes, só havia relatos da espécie no Chile, Estados Unidos e Peru. A novidade foi publicada na última edição da revista científica Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O experimento que possibilitou detectar a ocorrência da espécie foi realizado na granja do instituto goiano. Foram coletadas fezes acumuladas de galinhas poedeiras e colocadas em bacias, em local seco. Posteriormente houve extração das pupas, individualizadas em cápsulas de gelatina até a emergência dos insetos.

Os exemplares foram identificados com o auxílio de um microscópio, conservados em álcool e depositados na Coleção de Insetos Entomófagos Oscar Monte (IB-CBE), do Instituto Biológico de Campinas. Marchiori esclarece que Muscidifurax é um gênero com cinco espécies, das quais apenas Muscidifurax raptorellus ainda não havia sido encontrada no país.

A espécie relatada pelos pesquisadores do IF Goiano - Morrinhos é um himenóptero, que pertence ao grupo das vespas, abelhas e formigas. Seu nome vulgar é "vespinha", e ajuda a manter sob controle insetos do grupo dos dípteros, conhecidos como moscas, mosquitos e mutucas.

Assessoria de Comunicação Social do IF Goiano

*Republicada com correções
X
Fim do conteúdo da página