Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação básica

Programa Pró-Letramento forma tutores de 118 cidades gaúchas

  • Sexta-feira, 22 de outubro de 2010, 16h34
Começa na próxima segunda-feira, 25, curso de formação em alfabetização e linguagem, destinado aos tutores de 118 municípios do Rio Grande do Sul que foram selecionados para participar do Pró-Letramento.

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada oferecido pelo Ministério da Educação, que visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. É destinado aos professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas.

Realizado pela Universidade Federal de Santa Maria, o curso inicial para tutores terá duração de uma semana, das 8h às 18h, e ocorrerá no Sesc da cidade, que fica na avenida Itaimbé. O município que não tiver um tutor participando do curso deixará de participar do programa.

A carga horária total do curso de tutores do Pró-Letramento é de 180 horas, sendo 60 horas a distância e 120 horas presenciais. No curso serão abordados os seguintes temas: capacidades linguísticas da alfabetização e avaliação; alfabetização e letramento: questões sobre avaliação; a organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino; organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; o livro didático em sala de aula: algumas reflexões; e modos de falar e modos de escrever.

Após o término do curso, os tutores serão responsáveis pela formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas das cidades gaúchas selecionadas.

Assessoria de Imprensa da SEB

Veja a lista dos municípios gaúchos selecionados.

Veja mais informações sobre o funcionamento do Pró-Letramento.

X
Fim do conteúdo da página