Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
×

Atenção

Error loading component: com_users, Component not found.
Educação básica

Professores mineiros começam cursos do Pró-Letramento

  • Sexta-feira, 05 de novembro de 2010, 17h49
Professores de Minas Gerais começam nesta segunda-feira, 8, os cursos de formação em alfabetização e linguagem e de matemática do programa Pró-Letramento. Nessa oportunidade, serão atendidos 256 tutores selecionados para os polos de Juiz de Fora, entre os dias 8 e 12 de novembro, e Teófilo Otoni, de 16 a 19 deste mês. Após o término do curso, os tutores serão responsáveis pela formação de cerca de 4.700 professores em seus municípios.

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.

A carga horária total do curso é de 180 horas, divididas em 120 horas presenciais e 60 horas a distância. Na área de linguagem, serão abordados os seguintes temas: capacidades linguísticas da alfabetização e avaliação; alfabetização e letramento: questões sobre avaliação; a organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino; organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; o livro didático em sala de aula: algumas reflexões, e modos de falar e modos de escrever.

Já na área de matemática, os temas serão os seguintes: números naturais, operações com números naturais, espaço e forma, frações, grandezas e medidas, tratamento da informação; resolver problemas: o lado lúdico do ensino da matemática; avaliação da aprendizagem em matemática nos anos iniciais.

A formação é uma parceria do Ministério da Educação com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ambas fazem parte da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

O Pró-Letramento ainda atenderá professores de escolas públicas de Minas Gerais em mais quatro polos: Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.

Assessoria de imprensa da SEB

Veja a lista de municípios atendidos pelos polos de Juiz de Fora e Teófilo Otoni.




X
Fim do conteúdo da página