Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pedido de isenção da taxa de inscrição ultrapassa 2,1 milhões
Início do conteúdo da página
Educação superior

Rádio comunitária populariza conhecimento em cidade do DF

  • Terça-feira, 05 de abril de 2011, 12h51
Alunos do ensino fundamental da rede pública, em Planaltina, estão envolvidos no projeto de produção de programas radiofônicos para a comunidade (foto: Projeto Comunicação Comunitária-UnB)Uma rádio comunitária, uma universidade federal e alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio. Em Planaltina, Distrito Federal, é desenvolvido, de forma integrada, um projeto inovador, que abrange programas de rádios produzidos por estudantes de escolas públicas e até uma proposta de popularização do conhecimento científico — leva professores universitários a discutir ciências com a comunidade.

Tudo começou em 2006, com um programa radiofônico de conteúdo educacional veiculado durante o recreio nas escolas públicas de Planaltina. Estavam envolvidos estudantes do curso de comunicação social da Universidade de Brasília (UnB) e alunos das escolas públicas. Aos universitários, cabia explicar o bê-á-bá da linguagem radiofônica — por exemplo, como se elabora um roteiro para rádio. Os alunos, por sua vez, elaboravam e gravavam o programa, veiculado pela Rádio Comunitária Utopia, de Planaltina. Desde então, o projeto, Rádio Diversidade, é desenvolvido pelo radialista Batista Filho e pelo professor Fernando Oliveira Paulino, da UnB.

A iniciativa tomou novos rumos. Hoje, os programas não mais se limitam aos estudantes de Planaltina. “Temos programas nos quais os estudantes da UnB esclarecem dúvidas da comunidade sobre o acesso à universidade”, explica o professor Paulino. Outro programa de sucesso leva um professor de física a esclarecer conceitos científicos aos moradores. Cerca de 400 estudantes universitários e da educação básica participam diretamente da iniciativa. A rádio chega aos lares e aos alunos da rede pública.

Mais informações sobre o projeto Rádio Diversidade e demais iniciativas de comunicação comunitária desenvolvidas pela UnB estão na página eletrônica da Faculdade de Comunicação da universidade.

Ana Guimarães


Assunto(s): rádio comunitária , UnB
X
Fim do conteúdo da página