Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Projeto Veredas forma professores mineiros

  • Sexta-feira, 04 de março de 2005, 09h28

Cerca de 14 mil professores do ensino fundamental em exercício nas redes públicas, estadual e municipal de Minas Gerais serão formados pelo Projeto Veredas, de iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (MG). Por meio dele, os docentes mineiros estão concluindo um curso normal de formação superior, ministrado na modalidade de educação a distância. O projeto teve início em janeiro de 2002 e envolveu um consórcio de cooperação interuniversitária composto por 18 instituições de ensino superior.

Para o professor Manuel Palácios, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), o Projeto Veredas tem um dos melhores materiais de formação em pedagogia, já elaborado no país. Segundo Palácios, o material didático do programa é de excelente qualidade e contou com a participação de profissionais capacitados. "É um programa que merece ser estendido para outros estados e também ser reeditado pelo próprio estado de Minas Gerais, para formar, em nível superior, o grupo restante de professores que não teve acesso ao programa na primeira fase", comentou.  

A coordenadora do projeto é Glaura Vasques de Miranda, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela explicou que o programa tem duração de três anos e meio, sendo que para cada semestre letivo há uma coleção de quatro volumes de material didático. Há também uma biblioteca eletrônica que foi construída para dar suporte aos alunos.

"O curso é composto por sete módulos e os estudantes são divididos em turmas de 15 alunos, que se reúnem coletivamente uma vez por mês. Também contamos com 850 tutores que visitam cada aluno do programa duas vezes por semestre para fazer uma avaliação", explicou Glaura Vasques. Ela informou que a evasão do programa foi de apenas 2%.

De acordo com Palácios, vários cursos presenciais de universidades mineiras estão utilizando material didático do Projeto Veredas para a formação corrente de seus professores.

Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página