Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Diversidade

Tarso recebe parlamentares e representantes dos Cefets catarinenses

  • Terça-feira, 22 de março de 2005, 12h37

O ministro da Educação Tarso Genro recebeu hoje, 22, em seu gabinete, uma comitiva de parlamentares e representantes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), de Santa Catarina, que pleiteiam a interiorização das escolas técnicas.

Tarso lembrou que já está em andamento o processo de criação das escolas de nível médio em conjunto com as técnicas, sob o gerenciamento dos estados. Disse ainda que a expansão das escolas técnicas se dará em parceria com as escolas estaduais de maneira que a escola federal sirva de suporte, como se fosse uma "estrela-mãe" alimentando as descentralizadas com experiência e conhecimento.

Presentes na comitiva, a senadora Ideli Salvati e o deputado federal Cláudio Vignatti, ambos do PT/SC, pediram apoio ao ministro na expansão e interiorização dos Cefets para a região leste do estado, especialmente Chapecó. Os parlamentares argumentam que a região tem mostrado um grande crescimento no setor moveleiro mas ainda tem falta de escolas que proporcionem desenvolvimento técnico profissional no ritmo de expansão do mercado. "Estamos importando mão-de-obra", salientou a senadora.

Tarso Genro disse que é favorável à iniciativa, mas que é necessário um parecer da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) informando as necessidades tanto de pessoal quanto de custeio para a criação das escolas. O ministro se comprometeu em levar o documento da Setec ao presidente Lula para que ele decida sobre a liberação da contratação de professores e de verbas para a manutenção das escolas. "Esta é uma decisão extraordinária que diz respeito aos ministérios da Fazenda e do Planejamento, mas a determinação cabe somente ao Presidente", observou Tarso.

Durante o encontro, a senadora Ideli Salvati disse que está em busca de apoio da Presidência da República para a aprovação no Congresso Nacional do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Os repasses para a ampliação do ensino fundamental dependem diretamente da aprovação do projeto, que tem despertado interesse e apoio por parte dos parlamentares.

Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página