Audiodescrição e arte são temas do Rede Escola nesta sexta, 24
O programa Rede Escola desta sexta-feira, 24 de maio, será transmitido com audiodescrição, que consiste na narração, para o espectador, do que está acontecendo na tela, em conjunto com o áudio paralelo original. O recurso atende pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos, e é apresentado como um passo para a acessibilidade total da primeira revista jornalística da TV com foco exclusivo na educação.
O programa desta sexta, que vai ao ar às 19h pela TV Escola, mostra o projeto Acelerando a Escolaridade, do Centro de Estudos Jurídicos do Rio de Janeiro, que leva moradores de rua para dentro da sala de aula. Nele, a repórter Emy Lobo conhece a iniciativa e entrevista alguns alunos que eram sem teto e hoje frequentam salas de aula até de universidade, em busca de um novo começo para suas vidas.
Quadrinhos – O programa mostra também que um dos maiores escritores brasileiros se torna um super-herói de mangá, revista em quadrinhos no estilo japonês.
Ninguém menos que Machado de Assis pode ser visto como caçador de monstros e combatente contra o mal nas revistas HQ de Marcelo Alves, mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Ele conversa com o apresentador Ernesto Xavier e conta que sua intenção é aproximar a obra de Machado de Assis dos jovens brasileiros.
Direto de Brasília, a equipe do Rede Escola traz ainda uma matéria que mostra como é importante que os jovens tomem conhecimento dos detalhes de várias profissões para fazer a escolha certa. A reportagem destaca a participação dos pais nesse momento da vida dos filhos.
Tecnologia – Em São Paulo, o Rede Escola confere a edição brasileira do BETT Educar 2019, um dos mais importantes eventos que unem educação à tecnologia e que acontece em vários países.
Neste ano, além da mostra de ferramentas tecnológicas, o evento promoveu palestras e debates sobre os mais variados aspectos da educação no Brasil.
A edição desta sexta-feira destaca também obras artísticas criadas pela professora de Língua Portuguesa Simone André e Guilherme Correa, fotógrafo, baseadas no livro A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato.
Expostas no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, as produções têm a finalidade de promover a leitura e despertar a curiosidade de jovens e crianças para o trabalho do autor brasileiro.
O Rede Escola é apresentado em episódios inéditos todas as sextas, às 19h. Reapresentações aos sábados, às 16h, domingos, às 12h, e segundas, às 12h30. Para rever os episódios anteriores, a lista completa está disponível no portal da TV Escola, no aplicativo e no canal da emissora no YouTube.
Acesse o canal da TV Escola no Youtube
Assessoria de Comunicação Social