Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Exame terá segunda aplicação em 418 locais de 165 municípios
Início do conteúdo da página
Ensino médio

Enem ocorre em um mês; consulta aos locais de prova estará disponível a partir do dia 16

  • Quinta-feira, 03 de outubro de 2019, 09h32

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará Cartão de Confirmação da inscrição

Os mais de 5 milhões de candidatos inscritos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão conferir os locais de prova a partir de 16 de outubro. O endereço e o número da sala para realização da prova ficarão no sistema junto com a liberação do Cartão de Confirmação da inscrição. Falta um mês para o primeiro dia de exame: 3 de novembro — o segundo é 10 do mesmo mês.

O documento poderá ser acessado pela Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem para celular, disponível nas plataformas Apple Store e Google Play.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem, recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação impresso nos dois dias de prova.

“Antes do exame, é importante que os candidatos avaliem o trajeto até o local da prova para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar. O objetivo é evitar atrasos nos dias de aplicação”, pondera o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

O Inep recomenda que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

Além do local de prova, com o Cartão de Confirmação da inscrição em mãos, os participantes poderão conferir:

  • o número de inscrição;
  • as datas e os horários do exame;
  • a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição;
  • o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Segurança – Este ano, os participantes terão que ficar atentos quanto ao uso de celulares, por exemplo. Serão eliminados aqueles candidatos com aparelhos eletrônicos que emitam qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pela fiscal. Ou seja, alarmes devem estar desativado e o aparelho, desligado.

Enem – Os dados do Enem permitem uma autoavaliação do estudante e o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame tem quatro provas objetivas, com 180 questões, e uma redação.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): Enem , ensino médio
X
Fim do conteúdo da página