Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Melhores projetos de promoção da leitura recebem prêmios
Início do conteúdo da página
Hospitais universitários

Ebserh investe mais de R$ 1 milhão em ampliação de hospital universitário de Tocantins

  • Segunda-feira, 04 de maio de 2020, 19h57

Com o novo prédio administrativo serão beneficiadas atividades de ensino e pesquisa na unidade

Mais infraestrutura para atividades de ensino e pesquisa que unem educação e saúde. É isso que o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal de Tocantins (HDT-UFT) vai conquistar com investimento de R$ 1.153.500 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a construção de um novo bloco para o departamento administrativo. A ampliação da unidade teve início nesta segunda-feira, 4 de maio.

Será construída uma área de 751 m², com salas que permitirão a realocação da equipe administrativa, além de espaço para atividades de ensino e pesquisa. A previsão de entrega da obra é de um ano. Com o prédio, haverá a ampliação de até 15 consultórios médicos, que serão utilizados nas aulas práticas e estágios dos alunos de medicina a partir de 2021.

O superintendente do HDT, José Pereira Guimarães Neto, explica que a obra veio da necessidade de desocupar o hospital das atividades administrativas para atender às demandas de ensino e pesquisa. "Apresentamos a proposta de atender às reivindicações de mais espaço para os alunos e professores do hospital universitário realizarem suas atividades, e ficamos muito satisfeitos pela liberação dos recursos para execução do projeto", afirmou.

O investimento no novo bloco do hospital é realizado por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerenciado pela Ebserh. Os recursos do Rehuf destinam-se à aquisição de equipamentos, construção, reformas, compras de materiais médico-hospitalares e medicamentos, entre outras ações, conforme a necessidade e planejamento da instituição. O programa conta com orçamento dos ministérios da Educação e da Saúde.

Sobre a Rede Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais da saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh

Assunto(s): MEC , Ebserh
X
Fim do conteúdo da página