Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Primeira chamada já tem resultado; aprovados devem comprovar dados até 1º de fevereiro
Início do conteúdo da página
Jogos dos Institutos Federais

Instituto do Amazonas seleciona equipes para a etapa nacional

  • Quinta-feira, 25 de agosto de 2016, 19h22

A etapa nacional dos JIFs será realizada em outubro, em Brasília, e contará com os melhores atletas selecionados nas regionais (Foto: Ifam/Divulgação)O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) sediará neste ano a Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Entre os dias 27 e 31 de agosto, cerca de setecentos alunos e mais de duzentos profissionais passarão por Manaus. Dessa fase sairão as equipes que participarão da etapa nacional, prevista para acontecer entre os dias 5 e 9 de outubro, em Brasília.

Durante a abertura do evento, serão homenageados os profissionais que se dedicam ao crescimento da educação profissional e tecnológica por meio do esporte. Um deles é o ex-treinador Amadeu Teixeira Alves, um dos ícones do futebol local, pela sua dedicação ao esporte amazonense.

Os JIFs 2016 serão promovidos pelo Ifam, com apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da empresa Procter & Gamble (P&G). Os institutos patrocinam o deslocamento dos atletas e os parceiros, a hospedagem. “Aqui na região Norte o custo é muito alto”, comenta a professora Vânia Maria Cordeiro Araújo, coordenadora-geral dos jogos.

A integração entre alunos e a socialização de culturas são alguns dos pontos positivos dos jogos, ressaltados pelo professor Gustavo Galdino Rodrigues Bernhard. Para ele, técnico da equipe de natação do Ifam, o evento é importante para a instituição, mas muito mais importante para o desporto brasileiro. “Os atletas de alto rendimento vêm da base, vêm dessas pequenas disputas. Esse evento é para o futuro dos próximos grandes eventos esportivos.”

O professor de educação física também destaca o auxílio que o esporte traz ao processo educacional. “Meus melhores alunos são meus melhores atletas”, diz. Em sua opinião, o técnico é o grande responsável pela evolução do aluno atleta nas competições e na sala de aula. “Precisamos promover essa motivação constante, para mostrar que o treino não é para prêmio, mas para vencer na vida.”

Natação – Outro entusiasta da prática esportiva é Valci Toesta de Sousa Filho, atleta da equipe de natação do Ifam. “Conheci a natação de verdade em 2014 e me sinto muito bem, mudou minha vida em temos de responsabilidade”, reconhece o jovem. Durante os treinos e competições, Valci conta que adquiriu experiência sobre cuidados com a alimentação, preparo físico e controle do nervosismo. “Uma oportunidade como essa não posso desperdiçar. Tenho que aproveitar de braços abertos e me dedicar o máximo. Estou preparado e se depender da minha vontade, vou ganhar e mostrar tudo o que aprendi”, garante.

A competição possui dez modalidades. São elas natação, atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez, voleibol, vôlei de praia, basquete, handebol, futsal e futebol – a única categoria apenas com o time masculino. Com entrada gratuita, as partidas serão realizadas na Vila Olímpica, Arena Amadeu Teixeira, Clube do Trabalhador-Sesi, Praia da Ponta Negra, Ginásio Renê Monteiro e nos campi Manaus Centro (CMC) e Manaus Distrito Industrial (CMDI).

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página