Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
TV Escola

Vencedores de prêmio relatarão suas vivências nas salas de aula

  • Sexta-feira, 06 de outubro de 2017, 18h20

Relatos de experiências bem-sucedidas realizadas dentro de sala de aula, vivenciadas pelos ganhadores do Prêmio Professores do Brasil, serão apresentados pela TV Escola no domingo, 15, como parte de uma programação especial da emissora em homenagem ao Dia do Professor. Eles compõem dois episódios inéditos da nova série Deu Certo. Ao todo serão 24h de conteúdos feitos para lembrar a importância desse profissional e discutir seus campos de atuação e mudanças trazidas no bojo de uma sociedade cada vez mais informatizada.

O primeiro episódio mostra a história da professora Giane Falseti, da Escola Estadual Professora Efigênia Cardoso Machado Fortunato, da cidade de Bariri, interior de São Paulo, vencedora da terceira edição do prêmio. Já o segundo episódio traz o relato do professor Uanderson Menezes, da Escola Estadual João Vinte e Três, na cidade de Ipatinga, no interior de Minas Gerais, que criou a TV Filosofia e foi contemplado na nona edição do Prêmio Professores do Brasil. 

Ainda dentro da grade especial estão programas, séries e edições especiais dos programas Hora do Enem e Salto para o Futuro, além de vídeos enviados por estudantes pelas redes sociais com homenagens aos seus professores. O Hora do Enem vai ao ar às 13h e às 18h e vai trazer um bate-papo diferente com professores convidados sobre o dia-a-dia da sala de aula, o que amam ou não gostam na profissão e como lidar com a ansiedade dos estudantes às vésperas do Enem.  

Já o Salto para o Futuro será exibido às 19h e participam dois professores de gerações diferentes, um com 70 anos, docente há cinco décadas, e outro com 29 anos, que trabalha em sala de aula desde 2013. Na conversa, eles falam o que os inspirou a escolher a profissão e quais desafios da profissão ontem e hoje. O programa apresenta, ainda, uma reportagem especial mostrando as escolas onde estudaram os apresentadores Murilo Ribeiro e Bárbara Pereira, ambas públicas. 

Outros programas que serão exibidos dentro da grade em homenagem ao Dia do Professor são o documentário Educação Proibida (às 10h e às 23h) que relata 45 experiências educativas fora dos padrões tradicionais, analisadas em 90 entrevistas com pessoas de oito países diferentes. O trabalho, que tem a produção da Maria Farinha Filmes, questiona as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação. 

Também vai ao ar o documentário Paz Mundial na Sala de Aula (17h), realizado pela Rosalia Films. Ele mostra a história de John Hunter, professor em Charlottesville, na Virgínia, Estados Unidos. Educado nas escolas segregadas da Virgínia rural, o estudante afro-americano foi selecionado para ingressar em uma escola totalmente voltada para a população branca. Depois de formado, viajou para China, Japão e Índia e tomou conhecimento dos princípios de não-violência propagados por Gandhi. Pensando em como poderia trabalhar o conceito de paz com seus alunos, Hunter cria o jogo World Peace Game, que tem por objetivo ajudar países em situações perigosas com a menor intervenção militar possível.

Assessoria de Comunicação Social 

X
Fim do conteúdo da página