Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
TV Escola

Professora cria projeto para motivar alunos e a si mesma

  • Terça-feira, 23 de janeiro de 2018, 18h00

Por considerar que todo professor tem sua história de sucesso, a TV Escola criou o quadro Professor Presente, dentro de sua grade de programação. Nesta quarta-feira, 24, o programa apresenta a professora Giane Falseti, da Escola Estadual Professora Ephigênia Cardoso Machado Fortunato, de Bariri, interior de São Paulo. Ela vai contar como sua desmotivação se tornou uma grande lição para ela e uma “aspiração e motivação” para seus alunos. 

A TV Escola, emissora pública do Ministério da Educação, exibe Professor Presente todas as quartas-feiras, às 21 horas, logo após o programa Salto para o Futuro. E também em tempo real via internet e nos aplicativos.

Desmotivada e refletindo seriamente sobre abandonar o magistério, a professora Giane Falseti projetou seu momento de desencanto nos seus alunos das segunda e terceira séries. “Me vi refletida nos meus alunos e resolvi que precisava ajudá-los. Mas, era eu quem estava me ajudando”, conta ela.

E o primeiro passo para criar uma aspiração e fazer com que os estudantes acreditassem e lutassem pelos seus sonhos e projetos de vida foi mostrar uma realidade. Ela convidou um paratleta para contar sua vivência, seu trabalho e seu dia a dia. Então, naquele momento nasceu o projeto que os próprios alunos batizaram de Quem acredita sempre alcança, que, neste ano, completa 10 anos.

A professora Giane Falseti não abandonou o magistério. Emocionada, conta que, a cada nova turma de alunos, “há um novo olhar para o outro, mais tolerância, respeito à diversidade, solidariedade”.

O projeto Quem acredita sempre alcança foi contemplado na terceira edição do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do MEC juntamente com instituições parceiras. O Prêmio buscar reconhecer e divulgar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em salas de aula.

O programa Professor Presente visa dar visibilidade aos projetos e experiências pedagógicas de educadores de todo o Brasil. Para isso, a TV Escola estimula professores e educadores a compartilhar suas histórias.

Acesse a TV Escola pela internet

Saiba mais sobre o programa Professor Presente

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página