Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Na reta final para o exame, Hora do Enem reforça dicas aos inscritos
Início do conteúdo da página
TV Escola

Na reta final para o exame, Hora do Enem reforça dicas aos inscritos

  • Segunda-feira, 22 de outubro de 2018, 11h17

A duas semanas do primeiro dia de provas do Enem 2018 – 4 de novembro –, os candidatos se dividem entre revisar o aprendizado e aprender ainda mais conteúdos novos. Produzido pela TV Escola, o Hora do Enem da semana que começa em 22 de novembro mostra que o ideal é refletir sobre os assuntos que estão em discussão no Brasil atual.

Na edição de segunda-feira, 22, o programa da TV Escola abre com a professora Daniela Mendes, que resolve a questão 138 do Caderno Azul do Enem 2017, sobre trigonometria. A seguir, o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Roney Lira aborda como a matemática pode ajudar a identificar as notícias falsas (fake news) propagadas nas redes sociais.

Sociologia é o tema de terça, 23. O convidado é o professor Carlos Oliva, do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Ele ajuda a entender alguns temas importantes da sociologia na reta final para o Enem. Também participa desta edição a professora Claudia Bourseau, que resolve a questão 67 do Caderno Azul do Enem 2017 sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Convidado de quarta-feira, 24, o professor Wilson Cardoso reforça conceitos-chave sobre a influência da cultura negra na arte brasileira e fala também sobre a presença de elementos da cultura indígena.

Já na quinta, 25, Hora do Enem dá dicas para quem quer se sair bem nas provas de química do Enem 2018. O programa recebe uma expert na área de conhecimento dessa disciplina, a professora Márcia Coelho, pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para encerrar a semana, o programa de sexta, 26, o programa tem como convidada a diretora de educação e avaliação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Luana Bergmann. Ela explica as mudanças que de fato vão ocorrer no exame deste ano e desmente boatos sobre a prova de redação.

Com apresentação de Land Vieira, Hora do Enem é transmitido de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h. É possível assistir aos episódios também no portal oficial da emissora, no canal do YouTube e no aplicativo disponível nas lojas virtuais.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): tv escola , dicas , Hora do Enem
X
Fim do conteúdo da página