Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Encceja > Gabinete do Ministro > Assessoria internacional > Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE
Início do conteúdo da página

União Europeia

A União Europeia é uma união económica e política de características únicas, constituída por 28 países europeus que, em conjunto, abarcam grande parte do continente europeu.

O Brasil foi um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas com a então Comunidade Econômica Europeia, em 1960. Desde então, o relacionamento bilateral passou por diversas mudanças, mas sempre manteve elevada importância no quadro da política externa brasileira. 

O relacionamento em nível estratégico pressupõe interlocução intensa e consultas sistemáticas, o que se dá por meio de uma série de encontros entre representantes do Governo brasileiro e das instâncias comunitárias. Além das Cúpulas anuais, em nível presidencial, há reuniões regulares entre altos funcionários, especialistas e técnicos. Dada a diversidade de temas que integram a Parceria Estratégica, há mais de 30 diálogos setoriais em andamento, em áreas como paz e segurança, comércio, investimentos, regulação, serviços, energia, sociedade da informação, desenvolvimento sustentável, mudança do clima, educação e cultura.

Com a União Europeia, o MEC prioriza e desenvolve ações de cooperação no âmbito do Diálogo Setorial Brasil-União Europeia em Educação, mecanismo criado com base nos princípios de reciprocidade e complementariedade, voltado ao intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo. 

A Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro participa das reuniões e assessora o Ministro de Estado da Educação nas reuniões junto à União Europeia.

Clique aqui  para acessar o site da União Europeia.

Clique aqui  para obter mais informações sobre a atuação do Brasil junto à União Europeia.

X
Fim do conteúdo da página