São Paulo
A crescente demanda por informações estatísticas atualizadas e diversificadas vem permitindo às instituições de pesquisas regionais a possibilidade de não só descentralizar a base operativa de sua produção como, sobretudo, de ampliar – e, conseqüentemente, testar e refinar – a aplicação de novas metodologias.
Tal é o contexto em que se insere esta Pesquisa da Atividade Econômica Regional – Paer, cuja matriz deriva da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista – Paep e da Estimativa da Mão-de-Obra Agrícola no Estado de São Paulo e no Brasil.
Pesquisas pioneiras e inovadoras, que contribuíram fundamentalmente para a montagem de uma base de dados apta a caracterizar a atividade econômica regional do Estado de São Paulo.
Os resultados de tal empreendimento – destinado a traçar um perfil da estrutura produtiva e caracterizar a estrutura ocupacional de Estados brasileiros, focalizando questões relativas à demanda por mão-de-obra técnica – são expressos no presente trabalho, elaborado especialmente para o projeto "Estudos do Mercado de Trabalho como Subsídios para a Reforma da Educação Profissional", no âmbito do "Programa de Expansão da Educação Profissional".