Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituições têm até esta quarta, 10, para conferir dados declarados
Início do conteúdo da página
Censo Escolar

Instituições têm até esta quarta, 10, para conferir dados declarados

  • Quarta-feira, 10 de outubro de 2018, 14h07

Termina nesta quarta-feira, 10, o prazo para instituições de ensino conferirem e, se necessário, corrigirem os dados declarados no Censo Escolar 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, estabeleceu um período de 30 dias contados a partir da publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União (DOU), em 11 de setembro, para que os gestores façam as retificações.

É a última oportunidade para as escolas realizarem alterações no Educacenso. Findo o prazo, não será mais possível alterar qualquer dado declarado na matrícula inicial do Censo Escolar 2018. Além de correções, as escolas também podem complementar informações que não tenham conseguido declarar durante o período de apuração.

Também será encerrada, nesta quarta, a coleta de informações de geolocalização das escolas por meio do aplicativo Censo Localiza. Novos dados de geolocalização somente poderão ser enviados ao Inep na próxima edição da pesquisa. Tanto quanto essas informações, os demais dados do Censo Escolar devem ser informados por todas as escolas do Brasil.

Coleta de dados – O Sistema Educacenso ficou aberto de 30 de maio a 31 de julho para todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional brasileiros. O período foi estabelecido para os gestores registrarem a coleta de dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

A matrícula inicial corresponde à primeira etapa do levantamento. A segunda é o módulo Situação do aluno, que considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar ao final do ano letivo e estará disponível em fevereiro de 2019.

As matrículas e dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações do Inep. Quem preenche as informações, diretamente no Sistema Educacenso, são os diretores ou responsáveis pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação.

Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o censo escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Clique aqui para acessar os resultados preliminares do Censo Escolar 2018.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página